As vantagens dos softwares para dentistas

12/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

softwares para dentistas

 

O mundo é digital. A Odontologia também. É um caminho sem volta, onde o analógico vai ficando cada vez mais distante. Portanto, não há dúvidas: investir em softwares para dentistas não é mais uma vantagem ou um diferencial, mas sim, uma necessidade do mercado.

As aplicabilidades desses softwares são inúmeras dentro de um consultório odontológico. Sendo assim, são extremamente úteis, além de otimizarem bastante as tarefas do dentista e de sua equipe.

Grande parte destes softwares ou, melhor dizendo, praticamente todos eles são multi plataforma. O que quer dizer que podem ser acessados de diferentes dispositivos: computadores, smartphones ou tablets. Basta ter uma conexão com a internet.

Dentre as facilidades oferecidas pelo mercado estão softwares para gestão financeira, de pessoas, de estoque e outros pontos do dia a dia administrativo de uma empresa.

Claro, há os softwares específicos para o desenvolvimento da profissão, como os da Odontolgia Digital. Estes são usados para desenhar e projetar aparelhos ortodônticos, por exemplo, dentre várias outras funcionalidades.

Entretanto, eles não serão abordados neste artigo. Nosso foco, aqui, será o administrativo-financeiro de uma empresa, ou melhor, do consultório. Se você precisa de uma forcinha para manter tudo organizado, prático, fácil e sob controle, então tem que conferir esse texto até o final.

Leia e fique por dentro de tudo que diz respeito a estes softwares.

O que são softwares para dentistas?

A escolha do software ideal

Acompanhe as atualizações dos softwares para dentistas

A importância do backup

Vantagens dos softwares para dentistas

Automatização

Softwares para dentistas de gestão administrativo financeiro

Softwares para dentistas de controle de estoque

Captação de leads

O que são softwares para dentistas?

Os softwares são programas de computador capazes de simplificar certas atividades de uma empresa, contribuindo para que sejam desempenhadas de forma automatizada, mais rápida e confiável.

Estes sistemas ainda contam com a vantagem de não serem padronizados. Ou seja, é possível personalizá-los de acordo com as necessidades de cada consultório, já que falamos de softwares para dentistas.

Geralmente, os softwares desenvolvidos para dentistas visam o controle de informações, tais como fichas e cadastros de clientes, agendamentos de consulta, planilha financeira, histórico de tratamentos de pacientes e controle de estoque de suprimentos, dentre outros.

A escolha do software ideal

É bom você saber que não existe um software ideal. Existe o que é ideal para você! Ou seja, essa escolha depende muito do seu perfil e do que busca para o seu consultório.

Sendo assim, para descobrir o seu software ideal, é necessário pensar sobre as suas necessidades e estilo de vida. Por exemplo, seu grau de organização, a quantidade de tempo que tem para investir na gestão, o número de serviços oferecidos pela clínica, a quantidade de funcionários….

Logo, todas estas questões são importantes para fazer uma escolha assertiva. Afinal, esses softwares (programas) otimizarão suas tarefas e tempo se forem bem escolhidos. Caso contrário, poderão ser aposentados precocemente, sendo contabilizados como prejuízo para o seu negócio.

Uma boa sugestão é, depois de bem refletir e escolher o programa que se adequa melhor a sua clínica, peça opinião de quem já o usa. Geralmente, conhecemos, de fato, o software quando começamos a trabalhar com ele. Logo, essas opiniões serão muito importantes, indicando eventuais falhas e verdadeiros diferenciais do programa.

Acompanhe as atualizações dos softwares para dentistas

Além de seguir estes passos para garantir uma boa escolha, é fundamental ficar de olha nas atualizações dos programas. Os desenvolvedores de softwares promovem melhorias constantes, que visam corrigir erros e otimizar o desempenho dos programas.

A importância do backup

Mesmo que se faça tudo certo é de grande importância manter um backup no hardware, ou seja, em um computador, nas nuvens (são vários os serviços oferecidos neste sentido) ou em um dispositivo de armazenamento externo.

Por exemplo: Cadastros e históricos de pacientes devem ser mantidos no software e também no backup. Esta é uma garantia de que se alguma coisa der errado em algum desses locais, seus dados poderão ser recuperados.

Entretanto, há programas que dispensam essa preocupação. São os softwares on-line. Aqui, os dados já são armazenados e salvos nas nuvens. Sendo assim, independente do dispositivo de que você acessa o programa, sempre terá à mão os dados ali arquivados.

Mais: o armazenamento nas nuvens garante a segurança dos dados, protegendo-os com criptografia e outras medidas de segurança. Logo, isso impede que sejam acessados por terceiros, hackers ou crackers e garante o sigilo.

Essas características são essenciais para o momento vivido no Brasil, que exige à adequação de todos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). De acordo com a nova lei, todos os dados manuseados em uma clínica são tidos como dados sensíveis e, portanto, devem atender uma série de exigências.

Estas exigências dizem respeito à segurança, transparência, armazenamento e compartilhamento destes dados. Como dito anteriormente, geralmente, os softwares para dentistas trabalham com backups automáticos, ou seja, criando cópias de segurança de todos os dados inseridos no software.

Em caso da ocorrência de qualquer problema que envolva furto, dano nos computadores ou nos documentos físicos, não haverá risco de perder as fichas dos pacientes e outras informações. Isto é questão de segurança e é uma das responsabilidades impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

softwares para dentistas

Vantagens dos softwares para dentista

O objetivo dos softwares para dentistas é melhorar o desempenho da gestão da clínica. Por isso, precisa armazenar informações importantes e mantê-las em segurança.

Sendo assim, estes programas oferecem inúmeras vantagens e benefícios. Dentre elas, podemos citar os lembretes enviados diretamente para os pacientes, com a data e o horário das consultas agendadas.

Também, podemos citar os programas que incluem controle de fluxo de estoque, os quais criam listas de materiais que devem ser repostos. Mais: envia essa lista pelo responsável pela compra. Quer facilidade maior do que esta?

Alguns outros softwares para dentistas disponibilizam modelos de fichas específicas, como as de Harmonização Orofacial, e até oferecem marketing integrado.

Tudo que você precisa saber sobre Marketing Odontológico.

Os softwares também criam históricos inteligentes de pacientes, que reúnem todas as informações necessárias sobre eles. Inclusive, é possível visualizar procedimentos, por meio de fotos digitalizadas armazenadas nos aplicativos.

Por ser um recurso tecnológico, os riscos de falhas são diminuídos consideravelmente, já que tarefas, como a digitalização de informações, são feitas pelo próprio programa.

Por fim, mas não menos importante dentre as vantagens, é o fato destes programas facilitarem muito a vida dos profissionais que trabalham sozinhos.

Automatização

No Brasil, cerca de 43% dos dentistas comandam todo o processo da clínica, da recepção ao estoque. Para estes profissionais, contar com a ajuda inteligente e automatizada dos programas significa economia de tempo e aumento da rentabilidade.

softwares para dentistas

Portanto, ao utilizar um software para auxiliar na gestão da clínica, o profissional reduz as tarefas necessárias para fazer o controle administrativo.

Sendo assim, por meio do benefício da automatização dos processos, estes profissionais ganham tempo para investir mais horas nos atendimentos, aumentando a disponibilidade de agenda e os procedimentos realizados. Como consequência, a clínica conseguirá aumentar o seu faturamento e a lucratividade.

Outro ponto vantajoso é que o próprio processo oferecido pelo software garante um retorno rápido em relação ao investimento feito na aquisição do mesmo.

Softwares para dentistas de gestão administrativo financeiro

 

Seja trabalhando sozinho ou em equipe, o profissional que tem um sistema de gerenciamento de informações tem paz! Brincadeiras à parte, este tipo de programa permite documentar e otimizar diversos tipos de informações.

Aqui, entram diferentes funcionalidades para auxiliar na administração e no controle financeiro, tais como agendas, cadastros, contas, orçamentos, prontuário eletrônico e relatórios com demonstrativos de resultados.

Sendo assim, o dentista consegue visualizar com mais clareza e organização as informações registradas. Consequentemente, pode traçar planos de investimentos e enxergar necessidades do consultório antes que se tornem um problema.

gestão

Softwares para dentista de controle de estoque

O dentista é um profissional que necessita de vários recursos para atendimento de seus pacientes. Flúor, resinas, borrachas, fios, pinos…. Poderíamos citar uma infinidade de suprimentos que precisam ser geridos.

Afinal, ficar sem o material necessário durante um atendimento é uma situação inconcebível. Mas, não se preocupe!

Alguns softwares conseguem monitorar e avaliar o que deve ser reposto a partir dos atendimentos agendados, avisando quando é hora de repor o estoque.

Além disso, proporcionam um melhor controle de preços e fornecedores. Uma verdadeira mão na roda para quem precisa negociar valores e prazos.

Captação de leads

Fidelizar a clientela é essencial. Entretanto, captar novos clientes também. Sendo assim, vale a pena o investimento em softwares que investem na captação de leads, ou seja, potenciais novos clientes.

Estes softwares são voltados para o marketing digital, uma ferramenta cada vez mais importante para o universo do dentista. Estes programas trabalham por meio de estratégias virtuais de geração de visibilidade, como o SEO.

O SEO é uma técnica que avalia os mecanismos de buscas da internet para colocar o seu site no topo dos resultados das pesquisas. Afinal, ser visto é o primeiro passo para o contato com o novo possível cliente.

Nesse sentido, há uma infinidade de técnicas que podem ser utilizadas pelos programas. Dentre elas, as que identificam e fazem contato com pessoas próximas a sua área de atuação.

gestão

Basta internet para acessar seu software de diferentes dispositos. Dá para controlas as finanças ou a agenda de atendimentos do smartphone, por exemplo.

 

Você também vai gostar de ler