Aparelhos transparentes são tão eficientes quanto os metálicos?

aparelhos transparentes

10/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Consertar os dentes com aparelhos transparentes pode parecer sonho, mas é realidade! Para quem já está na vida adulta e se sente constrangido ou para aqueles que trabalham com a própria imagem, como atores e modelos, o aparelho invisível é fundamental.

Mas será que eles funcionam com os tradicionais aparelhos fixos metálicos? Essa e outras questões você fica sabendo neste artigo. Portanto, se você sempre quis dar aquele trato no sorriso, mas não tinha coragem, chegou a sua vez de se informar e, quem sabe, apostar na mudança! Saiba mais.

Aparelhos ortodônticos

Metálico x transparente

Aparelho metálico

Aparelhos transparentes

Aparelho fixo estético

A transparência da safira

Invisalign

Cuidados que mantém a invisibilidade

Como usar

O custo da transparência

Quem pode usar?

Invisalign x aparelho estético de safira

aparelhos transparentes

Aparelhos ortodônticos

O que são e para que servem os aparelhos ortodônticos? Antes de tirar as dúvidas sobre os aparelhos transparentes, é necessário entender a sua origem e a sua essência. Em suma, eles servem como ferramentas para consertar dentes tortos e desalinhados, mordidas cruzadas, desgaste dos dentes, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou excesso de espaço entre eles.

Sendo assim, são de grande apoio não somente no que tange a questão estética, mas também o bem-estar, a confiança e a autoestima de quem carrega dentes desalinhados. Por isso, milhares de pessoas procuram todos os anos os consultórios odontológicos em busca de soluções para o seu problema.

Os aparelhos ortodônticos ou dentários, como também são chamados, que antes eram somente metálicos, atualmente podem ser encontrados de vários jeitos e tipos, de coloridos até invisíveis! Inclusive, como já dito, os aparelhos invisíveis chegaram como um grande incentivo para adultos constrangidos em usar o aparelho fixo metálico.

Agora que você sabe um pouco sobre aparelhos ortodônticos em geral, é hora de saber sobre as diferenças entre os aparelhos fixos metálicos, os mais comuns, e os aparelhos transparentes.

Metálico x transparente

Afinal, quais as diferenças entre os metálicos e os transparentes? Eles atuam de igual maneira em nossa boca? Conseguem alinhar os dentes em prazos semelhantes? Será que a grande diferença é somente a estética, ou seja, o fato de um ser mais imperceptível ao olhar do que o outro? E os valores são diferentes também? Bem, vamos responder!

Aparelho metálico

O aparelho metálico é o mais tradicional de todos e conhecido por garantir um excelente resultado. Principalmente porque não depende da colaboração do paciente para o sucesso do tratamento. Uma vez colocado, será o dentista, por meio de manutenções mensais, que irá ajustar a força e a pressão do aparelho para o sucesso do tratamento. Por ser fixo, tem outra grande vantagem: trabalha 24 horas ao dia pelo resultado esperado.

Este aparelho é indicado par quase todo tipo de desalinhamento dentário. Sua estrutura é composta por banda, fios e/ ou bráquetes. Além disso, também se encontram nele as famosas borrachinhas, as quais podem ser coloridas ou transparentes, o que alivia um pouco o ar “pesado e duro” que o aparelho metálico promove na boca.

Sendo assim, esse conjunto de peças age movimentando os dentes, puxando-os para a posição correta. Apesar de os aparelhos fixos estarem cada vez mais anatômicos e confortáveis, ainda podem provocar machucadinhos nas bochechas por causa dos bráquetes.

Outro ponto que não é tão favorável é a exigência quanto à higiene. Por serem fixos, exigem um maior cuidado com a higiene bucal, com uso de acessórios específicos para a limpeza dos dentes, como certos tipos de fio e de escova dental. Mas, como tudo tem dois lados, o fixo pode não ser tão bonito e dar trabalho para limpar, mas o seu custo é o mais baixo dentre todos os modelos de aparelhos ortodônticos disponíveis.

Aparelhos transparentes

Se por um lado o aparelho metálico tem um baixo custo-benefício, não podemos dizer o mesmo do aparelho transparente: um dos mais caros. O alto custo está diretamente ligado à tecnologia e aos materiais utilizados para agregar a discrição ao tratamento. Contudo, mesmo que utilizem materiais diferentes, tanto metálico quanto transparentes desempenham a mesma função.

Dentre os modelos transparentes, o mercado disponibiliza, basicamente, dois tipos para quem busca discrição para consertar os dentes. Um deles, é o invisalign, o chamado “aparelho invisível” e a grande estrela da atualidade. O outro é o fixo estético, principalmente, o de safira. Vamos saber mais sobre eles.

Aparelho fixo estético

Os aparelhos fixos estéticos não são 100% transparentes, mas causam um excelente efeito para quem busca invisibilidade na hora de alinhar os dentes. Estes aparelhos, ao invés de fios e bráquetes metalizados, aparecem em policarbonato, porcelana ou safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo.

O aparelho fixo estético traz, ainda, outras vantagens. Não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento. Com este tipo de aparelho não há desculpa para não aderir ao tratamento para conserta os dentes. Como dito anteriormente, eles podem ser confeccionados em policarbonato, porcelana e safira.

Porém, é este último modelo, o de safira, o mais imperceptível dos três tipos. Não que os outros modelos, em policarbonato e em porcelana, não confiram transparência. Mas nesse quesito, o de safira é insuperável entre eles.

A transparência da safira

O mais procurado para quem faz questão absoluta de discrição. Porém, é também o de maior custo, uma vez que suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que confere ao aparelho uma aparência de vidro. Isso faz com que se misturem facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

Além disso, os aparelhos fixos estéticos de safira são bem resistentes e não se deslocam com facilidade. O tempo médio de tratamento para esse tipo de aparelho fixo estético é de 12 a 25 meses. O tratamento com o aparelho fixo estético de safira se dá da mesma forma que com o aparelho fixo metálico. A ação sobre os dentes é a mesma. Ou seja, usa-se pressão e força para mover os dentes até a posição ideal.

Sendo assim, na busca pelo sorriso harmônico, o ortodontista é o responsável por manipular essa pressão. A cada visita, ele analisa a intensidade da pressão e em que locais ela deve ser feita nos dentes. Daí a importância das visitas regulares ao dentista durante o tratamento.

Cuidados que mantém a invisibilidade

Assim como o aparelho fixo metálico, o aparelho fixo estético de safira requer cuidados reforçados com a higiene. Sobretudo, por não permitirem serem retirados do dente para uma limpeza caprichada. Portanto, fazer uma boa escovação e, também, fazer uso do fio dental deve ser uma tarefa diária e meticulosa. Isso é imprescindível. Aliás, existem acessórios específicos para quem usa aparelho fixo e que irão ajudar no processo da higiene dos dentes.

Recomenda-se, ainda, evitar comidas duras, pegajosas, com fios ou fibras ou açucaradas. Esses alimentos podem comprometer a estrutura dos componentes, danificando-os e, assim, atrasar o tratamento. Além disso, deve-se evitar alimentos e bebidas de coloração fortes, pois estas podem escurecer os bráquetes, assim como escurecem os dentes.

Desta forma, a “invisibilidade” vai por água abaixo. Aliás, as borrachinhas, independentemente do que você consome, irão ficar amareladas com o tempo. Mas este é um problema fácil de resolver, já que podem ser trocadas com frequência.

Claro que, se o seu consumo de bebidas e alimentos que escurecem os dentes for exagerado, elas irão ficar manchadas antes mesmo da próxima visita ao dentista, que costuma ser mensal. Por isso, atente-se a isto!

Invisalign

O aparelho estético de safira chega bem próximo da invisibilidade, mas quem tem esse “super poder” é mesmo o Invisalign. Vamos conhece-lo melhor? O invisalign é o que há de mais avançado em tecnologia para realinhar os dentes. Ele é formado por alinhadores transparentes que ficam praticamente invisíveis ao olhar das pessoas.

Uma grande vantagem deste aparelho, além da invisibilidade, claro, é que é removível. Ou seja, pode ser facilmente retirado para realizar refeições, beber, praticar esportes, tocar um instrumento, ir a ocasiões especiais e para fazer a higienização bucal, como passar o fio dental.

Para o tratamento como o invisalign, são os alinhadores transparentes, de ótimo ajuste e removíveis, que entram em cena. Eles são os responsáveis pela correção dos dentes. Sua formatação se dá de forma totalmente digital e computadorizada.

Para isso, um ortodontista cria um plano de tratamento, digital e exclusivo, o qual descreve com exatidão os movimentos dos dentes. Só então, os alinhadores são projetados, sob medida, a fim de aplicar a quantidade certa de pressão no local exato. Todo o processo é acompanhado pelo ortodontista, que é quem monitora o progresso até que os alinhadores se encaixem corretamente.

aparelhos transparentes

Como usar

Os alinhadores invisalign devem ser usados de 20 horas a 22 horas por dia. A cada uma ou duas semanas, a depender da indicação do ortodontista, o conjunto de alinhadores é trocado por um novo. Esses alinhadores deslocam os dentes gradativamente, de acordo com o plano desenhado para cada pessoa.

O recorte dos alinhadores, que tem por base a linha da gengiva, é o seu grande diferencial. Essa é uma das características do invisalign para garantir boa aparência e conforto. Aliás, toda a tecnologia aplicada a este aparelho ortodôntico, que o faz o alinhador transparente mais avançado do planeta, tem o reconhecimento de mais de 9 milhões de pessoas no mundo.

O custo da transparência

O valor deste aparelho dependerá das necessidades de cada pessoa e do tipo de correção a ser feita, uma vez que umas são mais complexas que outras e demandam um pouco mais de tempo. Por isso, cada caso deve ser avaliado por um ortodontista que é quem poderá informar o valor do tratamento com invisalign. Entretanto, é possível dizer de antemão que seu custo é o mais elevado dentre os aparelhos ortodônticos, devido à tecnologia empregada.

A tecnologia da SmartTrack é exclusiva. Nenhum outro alinhador transparente é feito com o mesmo material. Por isso, o invisalign proporciona um tratamento excepcionalmente rápido e eficaz, durando, em média, de 12 a 18 meses.

Os alinhadores e a contenção Invisalign são feitos de polímeros termoplásticos de alto grau de peso molecular, selecionados para uso com base em suas propriedades e classificação de segurança. São aprovados para uso em longo prazo em contato com o corpo humano pelo Federal Drugs Administration (FDA), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle de medicamentos, cosméticos, alimentos, suplementos alimentares, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano.

O Invisalign foi testado em todas as suas propriedades e materiais. É comprovadamente biocompatível e aprovado em todos os requisitos regulatórios e limiares para uso humano na boca. As matérias-primas utilizadas na fabricação dos alinhadores e contenções da Invisalign não contém látex, parabenos, ftalatos, glutaraldeído, epóxi ou Bisfenol A (BPA).

Quem pode usar?

O tratamento com invisalign é para todos: adultos e adolescentes. Mas, sobretudo, para aqueles que buscam remodelar o sorriso de forma discreta. Neste caso, de forma praticamente invisível! Quase todos os problemas podem ser tratados com o Invisalign. Mordidas cruzadas, dentes tortos, diastema, dentre outros.

Entretanto, para adolescentes, deve-se observar o grau de maturidade e responsabilidade. Pois, como são removíveis podem ter todo o tratamento comprometido caso não se cumpra o número de horas diárias com o aparelho na boca, que é de 20 horas a 22 horas.

Também, indivíduos com facetas ou coroas devem procurar um ortodontista para avaliar a possibilidade do tratamento com Invisalign. Já para pacientes com ponte sobre vários dentes, talvez o Invisalign não seja eficiente.

Uma vez que os alinhadores transparentes são usados para mover cada dente individualmente e a ponte une dois ou mais dentes, esse procedimento pode ser afetado. Portanto, mais uma vez, é importante conversar com um ortodontista para fazer esta avaliação.

Invisalign x aparelho estético de safira

Bem, você já viu que tanto o invisalign quanto o aparelho estético de safira promovem imensa discrição para quem adere ao tratamento ortodôntico. São transparentes, ou melhor, praticamente invisíveis. Entretanto, ao contrário do aparelho fixo estético, o invisalign pode ser mais confortável, uma vez que é removível e de mais fácil na promoção da limpeza.

Outra vantagem do invisalign sobre o estético de safira são as restrições durante o tratamento. No caso do invisalign, até alimentos que devem ser evitados em tratamentos com aparelhos convencionais, como a pipoca, estão liberados, justamente porque seus alinhadores transparentes são removíveis. Entretanto, é importante lembrar que o tratamento só terá o efeito desejado se os alinhadores forem utilizados de 20 horas a 22 horas por dia.

Outra observação importante diz respeito ao fumo. O uso de cigarros pode manchar os alinhadores, portanto, este hábito é desencorajado pelos profissionais durante o tratamento. O mesmo serve para alimentos e bebidas de cores fortes e escuras, como o vermelho e o roxo (molhos, vinhos, frutas…). Assim como nos aparelhos fixos estéticos, a transparência pode ser comprometida por manchas. Portanto, vale lembrar que é sempre bom caprichar na escovação dos dentes.

Saiba mais sobre o invisalign e por que este aparelho é a grande sensação do momento nos consultórios odontológicos. 

Você também vai gostar de ler