Aparelho fixo estético: para quem faz questão de beleza e discrição

aparelho fixo estético

17/02/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Sabe aquelas situações em que você não sabe o que fazer? Quando se sente sem saída diante das soluções encontradas para o seu problema? Essa é uma situação que acontece com muita gente. Principalmente, com adultos que querem consertar o sorriso, mas não se veem usando um aparelho fixo metálico.

O aparelho fixo metálico é bastante eficiente, mas não agrada a todos no quesito estética. Seu uso é mais comum em adolescentes. Geralmente, a população adulta não se sente confortável para usá-lo. Entretanto, atualmente, só sofre com esse conflito quem quer.

Os aparelhos estéticos chegaram para atender justamente esse público, que quer ou precisa mudar o sorriso, mas não se arrisca de jeito nenhum em um fixo metálico. Se este é o seu caso, você se interessará por este artigo, que traz todas as informações necessárias para quem quer colocar o aparelho fixo estético.

Aparelho fixo estético: Tudo que você precisava para consertar o sorriso

Discrição, sua maior vantagem

Policarbonato

Porcelana

Safira

Como funciona o aparelho fixo estético

Etapas do tratamento

Documentação ortodôntica

Exames necessários

Antes de começar a usar o aparelho fixo estético

Recomendações

Visitas ao dentista

aparelho fixo estético

Aparelho fixo estético: Tudo que você precisava para consertar o sorriso

Chegou a hora de deixar o constrangimento, dar um basta aos dentes desalinhados e exibir não só um sorriso bonito, mas também confiança! O aparelho fixo estético proporciona uma série de benefícios e esses são apenas alguns deles.

Além dos dentes tortos e desalinhados, o aparelho fixo estético, assim como o fixo metálico, poderá ser a solução para quem sofre devido à mordida cruzada, desgaste dos dentes, problemas na mandíbula e sobreposição de dentes ou excesso de espaço entre eles.

A diferença entre o aparelho fixo metálico e o estético está, na maior parte das vezes, em fatores tais como o tempo de tratamento (velocidade), o conforto e os cuidados que se deve ter ao usar cada um desses tipos.

Discrição, sua maior vantagem

Além de todos esses benefícios, o aparelho fixo estético traz como uma de suas mais expressivas vantagens, a discrição. Afinal, é justamente esse ponto que o distingue do aparelho fixo metálico. Ao invés de fios e bráquetes metalizados, como acontece no aparelho fixo metálico, eles aparecem em policarbonato, porcelana ou safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo.

Esse tipo de aparelho traz, ainda, outras vantagens. Não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento. Com este tipo de aparelho não há desculpa para não aderir ao uso do aparelho para consertar os dentes. Conheça a diferença entre cada um deles.

Policarbonato

Este aparelho é confeccionado com uma resina plástica. Seus bráquetes são maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes. Suas peças são de cor branca. Esse modelo também precisa de borrachinhas, como no caso do fixo metálico. Estas, por sua vez, podem ser da cor branca, a fim de deixar o conjunto mais discreto.

A canaleta metálica adaptada ao bráquete diminui o atrito com o fio ortodôntico e não impacta a estética final da arcada dentária, sendo uma vantagem para aqueles que necessitam desse modelo.

Porcelana

De cor branca e leitosa, seus bráquetes são menores do que os do modelo de policarbonato e mais resistentes. Ainda, necessita do uso das borrachinhas, e seu custo é mais alto do que o fixo de policarbonato.

Uma das principais vantagens dessa opção é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar do tempo, quesito que agrada a muitos pacientes e que facilita a aceitação da imagem visual.

Safira

O mais procurado para quem faz questão absoluta de discrição. Porém, é também o de maior custo, uma vez que suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que confere ao aparelho uma aparência translúcida, de vidro.

Isso faz com que se misturem facilmente à cor dos dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível. Além disso, os aparelhos fixos estéticos de safira são bem resistentes e não se deslocam com facilidade. O tempo médio de tratamento para esse tipo de aparelho fixo estético é de 12 a 25 meses.

Como funciona o aparelho fixo estético

O tratamento com o aparelho fixo estético se dá da mesma forma que se dá com o aparelho fixo metálico. A ação sobre os dentes é a mesma. Ou seja, usa-se pressão e força para mover os dentes até a posição ideal.

Na busca pelo sorriso harmônico, o ortodontista é o responsável por manipular essa pressão. A cada visita, ele analisa a intensidade da pressão e em que locais ela deve ser feita nos dentes. Daí a importância das visitas regulares ao dentista durante o tratamento.

Etapas do tratamento

A escolha pelo aparelho fixo estético é feita em conjunto com o dentista. Primeiro, porque os tipos de aparelhos atendem à diversas necessidades, considerando, sobretudo, os problemas apresentados pela boca do paciente. Segundo, porque o aparelho fixo também deve atender às necessidades do paciente, considerando a sua vida social, estilo de vida, idade, dentre outros fatores.

Geralmente, o aparelho fixo estético é mais escolhido por pessoas adultas, que não se sentem confortáveis em exibir um sorriso metálico, ou não o podem fazer. Por exemplo: artistas e modelos que trabalham com a imagem. Para estes, a “invisibilidade” do aparelho fixo estético é uma necessidade.

Documentação ortodôntica

Tudo começa com uma boa consulta odontológica, que inclui uma avaliação criteriosa da arcada dentária, o relato de histórico de traumas ou quedas, uso de aparelhos previamente ou até mesmo queixa de dores de cabeça. Tudo isso ajuda a compor uma espécie de dossiê do paciente, chamado de documentação ortodôntica.

Nessa etapa, o dentista também vai querer saber tudo sobre o estilo de vida do paciente. Seus hábitos alimentares e seu grau de comprometimento com a higiene bucal devem ser identificados para que a escolha do aparelho seja, de fato, acertada. Esse ponto é importante pois ajuda a identificar fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes ou para lesões.

Exames necessários

Se o aparelho fixo estético for o escolhido, o dentista fará uma série de exames, clínicos e de imagens, a fim de planejar todas as etapas do tratamento e poder visualizar as melhores estratégias para cada paciente.

Os exames de imagens incluem as radiografias panorâmicas. Além de servirem para traçar a melhor estratégia ortodôntica para o paciente, também servirá como guia para acompanhar a evolução do tratamento.

Aparelho afixado, começam as sessões periódicas com o ortodontista (profissional dentista especializado no tratamento com aparelhos dentários), a fim de que ele possa acompanhar o tratamento de perto.

Antes de começar a usar o aparelho fixo estético

Antes de começar o tratamento é importante estar em dia com algumas questões. Afinal, o que precisamos fazer antes de colocar o aparelho fixo estético?

Para início de conversa, é bom saber que estes protocolos serão definidos pelo dentista a partir da análise de cada caso. Mas se faz oportuno saber que uma boca cariada é sinônimo de sinal vermelho para a colocação do aparelho.

Logo, será necessário cuidar de todos os problemas bucais preexistentes. Além da cárie, esses problemas incluem acúmulo de tártaro, cirurgia de canal e outros.

Recomendações

aparelho fixo estético

Quem faz o tratamento com aparelho fixo estético recebe as mesmas recomendações de quem usa a versão mais popular deste modelo, a metálica. Para início de conversa, é necessário cuidar bem da higiene bucal.

Fazer uma boa escovação e, também, fazer uso do fio dental diariamente. Isso é imprescindível. Aliás, existem acessórios específicos para quem usa aparelho fixo e que irão ajudar no processo da higiene dos dentes.

Recomenda-se, ainda, evitar comidas duras, pegajosas, com fios ou fibras ou açucaradas. Esses alimentos podem comprometer a estrutura dos componentes, danificando-os e, assim, atrasar o tratamento.

Além disso, deve-se evitar alimentos e bebidas de coloração fortes, pois estas podem escurecer os bráquetes, assim como escurecem os dentes. Daí seu “super poder da invisibilidade” vai por água abaixo. Aliás, as borrachinhas, independentemente do que você consome, irão ficar amareladas com o tempo.

Claro que, se o seu consumo de bebidas e alimentos que escurecem os dentes for exagerado, elas irão ficar manchadas antes mesmo da próxima visita ao dentista, que costuma ser mensal.

Saiba quais são os alimentos que escurecem os dentes e que você deve evitar.

Visitas ao dentista

Os dentistas fazem a troca das borrachinhas em todas as visitas do paciente ao consultório, justamente para mantê-las a maior parte do tempo transparentes, como devem ser nesse caso.

 

Outro ponto relevante a ser dito aqui são as visitas ao dentista, que devem ser regulares e constantes. Não somente pelas borrachinhas, mas porque é ele quem faz o ajuste da força necessária que irá movimentar os dentes e manter o progresso do tratamento.

Qualquer problema será identificado por este profissional, que poderá agir rápido para garantir o sucesso do procedimento. Além disso, o dentista realiza uma limpeza profunda, extremante importante para quem usa aparelho fixo. No consultório, graças às ferramentas que tem disponível, o dentista consegue alcançar pontos que não alcançamos em casa, por mais que nos esforcemos por uma boa higiene bucal.

Você também vai gostar de ler