Aparelho dentário transparente garante discrição ao tratamento ortodôntico

Aparelho dentário transparente

14/06/2021 | Por: OdontoBusca

Se você acha que aparelho ortodôntico é coisa de adolescente, está muito enganado.

Hoje em dia já existem alternativas mais apresentáveis e confortáveis para atender adultos que precisam corrigir problemas relacionados ao alinhamento dos dentes, como o aparelho dentário transparente.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Nesse artigo, você vai entender no que o aparelho dentário transparente se diferencia do modelo tradicional e quais são suas vantagens.

Além de conhecer os modelos mais procurados e ficar à par dos cuidados que esse dispositivo demanda. Veja tudo que será abordado sobre o assunto:

  • Entenda o que é o aparelho dentário transparente
  • Para quem esse tipo de dispositivo é indicado
  • Tipos de aparelho dentário transparente disponíveis no mercado
  • O que considerar na hora da escolha
  • Não deixe de seguir a indicação do ortodontista
  • Aparelho dentário transparente X Aparelho ortodôntico invisível
  • Cuidados especiais com o aparelho dentário transparente

Entenda o que é o aparelho dentário transparente

Que o aparelho fixo metálico não é nada confortável e apresentável, isso não é novidade para ninguém.

E quando se trata de adultos, esse desconforto pode se tornar ainda maior, considerando sobretudo sua maturidade e realidade profissional.

Mas o que fazer quando o paciente precisa corrigir problemas de alinhamento nos dentes e não deseja enfrentar o temido sorriso metálico?

Foi pensando nisso que a indústria tratou de desenvolver alternativas mais estéticas e modernas, como o aparelho dentário transparente.

Cada vez mais procurado nos consultórios odontológicos, esse modelo vem sendo uma excelente forma de se garantir um tratamento ortodôntico discreto, sem comprometer a imagem.

Não é à toa que, hoje em dia, já existem diferentes modelos de aparelho dentário transparente no mercado. E outros ainda mais modernos, como os alinhadores invisíveis.

Importante ter em mente, entretanto, que dependendo do modelo, esse dispositivo acaba atuando da mesma forma que o aparelho fixo na correção dos dentes.

A diferença está nos materiais utilizados para fabricação do acessório, como o policarbonato e a porcelana policristalina ou monocristalina, que são translúcidos.

Veja também: Conheça os melhores aparelhos ortodônticos para adultos

                         Aparelhos transparentes são tão eficientes quanto os metálicos?

Para quem esse tipo de dispositivo é indicado

O aparelho dentário transparente costuma ser muito indicado para pacientes adultos, principalmente para aqueles que se preocupam com sua imagem.

Seja por conta da idade avançada ou por motivos profissionais, já que o aparelho ortodôntico fixo costuma ser bastante associado à juventude.

Mas isso não significa que ele não possa ser adotado também em paciente mais jovens, afinal ele funciona da mesma que o convencional.

O que pode acontecer é que esse modelo tende a ser um pouco mais caro do que aquele que utiliza as famosas borrachinhas.

Além de problemas relacionados ao alinhamento dentário e até mandibular, o aparelho dentário transparente também é capaz de corrigir mordidas aberta, cruzada ou profunda e diastemas.

Apenas os alinhadores invisíveis é que costumam ser um pouco mais limitados em suas indicações, conforme abordaremos logo mais.

Tipos de aparelho dentário transparente disponíveis no mercado

Aparelho dentário transparente

O aparelho autoligado é um dos modelos de aparelho dentário transparente que mesmo utilizando materiais translúcidos, conta com fio metálico

Conforme já mencionado, a boa notícia é que existe mais de um modelo de aparelho dentário transparente disponível no mercado.

E, inclusive, uma opção considerada invisível, que é ainda mais discreta. Conheça, a seguir, os principais tipos e entenda no que eles se diferenciam.

-Aparelho estético

Apesar de sua estrutura ser idêntica ao do aparelho fixo metálico, este modelo conta com bráquetes e fios translúcidos, materiais que garantem o efeito de transparência. Indicado para qualquer tipo de desalinhamento dentário, dos mais simples aos mais graves, promove uma movimentação gradual dos dentes para a posição correta. Entre as desvantagens desse modelo está o fato de não poder ser removido para higienização e refeições, exigir manutenções mensais para os devidos ajustes e, consequentemente, acabar sendo um pouco dolorido.

Aparelho fixo estético: para quem faz questão de beleza e discrição

-Aparelho autoligado

Também funciona conforme o dispositivo fixo tradicional, contudo, neste caso, os bráquetes dispensam o uso de ligaduras elásticas, popularmente conhecidas como borrachinhas. Isso só é possível graças ao seu formato diferenciado, que conta com uma espécie de tampa para prender o fio, que também é termoativado e elimina tal necessidade. Entretanto, mesmo utilizando materiais translúcidos, seu fio segue metálico.

Descubra se o aparelho fixo autoligado é melhor do que o metálico

-Aparelho lingual

Este modelo pode ser fabricado tanto com estrutura metálica, quanto translúcida. Ainda assim, ele é considerado transparente em ambos os casos pelo fato de ser fixado na face interna dos dentes. Por conta disso, ele acaba ficando escondido e só é percebido se o paciente abrir bem a boca. É uma opção para atletas, principalmente de esportes de contato, já que evita as lesões bucais comuns do aparelho ortodôntico fixo.

-Invisalign

Considerado, na verdade, um alinhador invisível, é um aparelho dentário móvel muito parecido com as moldeiras utilizadas no clareamento dental. Confeccionado em placas removíveis de acetato, possibilita um encaixe perfeito nos dentes, o que o torna uma opção mais confortável e mais fácil de higienizar. Neste caso, os bráquetes são substituídos por pequenas estruturas intituladas attachments, que auxiliam o alinhador a aplicar a força necessária na direção correta. É trocado quinzenalmente e garante resultados mais rápidos, mas é indicado para desalinhamentos menos graves.

Invisalign: O aparelho dental invisível

Alinhadores transparentes: Solução sob medida

O que considerar na hora da escolha

Diante da variedade de modelos de aparelho dentário transparente disponíveis no mercado, alguns pacientes podem acabar tendo dificuldades para escolher o melhor.

É por isso que, em primeiro lugar, é recomendável uma conversa franca com um ortodontista de confiança.

Ele poderá te esclarecer melhor sobre os cuidados necessários e prós e contras de cada modelo.

Por outro lado, é preciso destacar que os aparelhos feitos em policarbonato costumam ser mais frágeis e terem mais riscos de manchar, o que pode acabar restringindo a alimentação e/ou comprometendo a discrição.

Já os de porcelana ou de porcelana monocristalina são mais resistentes, além de terem melhor resultado estético, já que não mancham.

Mas os aparelhos de safira são os que mais chegam perto da transparência, ficando praticamente invisível aos olhos.

Não deixe de seguir a indicação do ortodontista

Vale ressaltar que pacientes que precisam fazer qualquer tipo de correção no alinhamento dos dentes devem procurar um cirurgião-dentista especializado em ortodontia.

Durante a consulta, o profissional irá avaliar as arcadas dentárias por meio de um exame visual e tátil. Além de solicitar alguns exames, como radiografias.

Somente após essa etapa é que será possível definir qual é a melhor opção para o caso de cada paciente.

Isso significa que, por mais que haja um modelo de aparelho dentário transparente que mais te agrade, é preciso seguir a opinião profissional.

Já que nem sempre o modelo mais interessante pode ser a melhor alternativa para seu caso.

Isso vale, principalmente, para os alinhadores transparentes, já que eles não são recomendados para casos mais graves de desalinhamentos.

Aparelho dentário transparente X Aparelho ortodôntico invisível

Aparelho dentário transparente

Os alinhadores invisíveis são ainda mais discretos do que os aparelhos transparentes

Por mais que algumas pessoas se refiram ao aparelho dentário transparente e ao aparelho ortodôntico invisível como sinônimos, a verdade é que existem diferenças entre eles.

Em primeiro lugar, por mais discreto que o aparelho dentário transparente seja, ele pode ser percebido quando olhamos bem de perto.

Ao contrário do aparelho ortodôntico invisível, que é imperceptível. Isso acontece porque suas placas são confeccionadas sob medida e se encaixam perfeitamente nos dentes.

O estético também demanda cuidados especiais, sobretudo no que diz respeito à alimentação, mastigação e higienização.

Tendo em vista que esse modelo é fixado nos elementos dentários e, portanto, não pode ser retirado na hora das refeições e da higiene bucal.

Ao contrário do que acontece com o invisível, que é removível e possibilita, inclusive, sua retirada em ocasiões especiais, como eventos sociais.

O modelo invisível também é mais confortável do que o transparente, já que não possui arcos e/ou fios. O que, consequentemente, evita ferimentos na cavidade oral.

Cuidados especiais com o aparelho dentário transparente

Conforme já mencionado anteriormente, o aparelho dentário transparente demanda cuidados especiais, inclusive pelo fato de ser uma opção mais estética.

Principalmente no que diz respeito ao consumo de comidas e bebidas com muito corante ou coloração forte.

Como chá, refrigerante, café, vinho, açafrão, beterraba, entre tantos outros que podem deixar o aparelho dentário transparente mais escuro, com o tempo.

Também é preciso ter cuidado redobrado na mastigação, inclusive de alimentos com textura mais dura, como grãos e tubérculos, para evitar danificar sua estrutura.

Lembrando, ainda, que a higienização bucal é indispensável não somente para manter o sorriso em dia, mas, sobretudo, para prevenir doenças bucais.

O recomendável é escovar os dentes ao menos três vezes por dia, principalmente após as refeições e antes de dormir. Isso com uma escova adequada e creme dental com flúor.

O fio dental também deve ser utilizado diariamente, da forma correta, para remover os restos de alimentos que permanecem entre os dentes.

Lembrando que também existem acessórios específicos no mercado para facilitar a limpeza, como o passa fio e as escovas ortodôntica e interdental.

No caso do invisalign, o dispositivo também deve ser higienizado com escova de cerdas macias e pasta de dente adequada e enxaguado em água corrente.

Além disso, também é imprescindível seguir todas as orientações repassadas pelo ortodontista para o uso do aparelho dentário transparente e não abrir mão do acompanhamento profissional.

Você também vai gostar de ler