Aparelho de safira: Eficaz e discreto

aparelho de safira

12/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

A decisão está tomada: é hora de usar aparelho dentário. São muitos modelos, mas é necessário que a escolha seja por algum mais discreto. Os aparelhos estéticos atendem a essa demanda. Disponíveis em policarbonato, porcelana e safira possuem coloração mais próxima dos dentes e, por isso, ficam quase imperceptíveis. Dentre eles, o aparelho estético de safira é o que melhor resultado apresenta no quesito discrição.

Por isso, vamos trazer tudo sobre esse modelo neste artigo. Por que é tão discreto, cuidados e para quem se aplica.

Acompanhe e fique por dentro.

Aparelho estético de safira

O que os aparelhos estéticos têm em comum?

Bráquetes, borrachinhas e fio ortodôntico

Vantagens do aparelho de safira

Como funciona o tratamento com o aparelho de safira

Etapas do tratamento

Exames necessários

Antes de começar o tratamento

Recomendações

aparelho de safira

Aparelho estético de safira

O aparelho estético de safira é o mais procurado, dentre os modelos estéticos, para quem faz questão absoluta de discrição. Porém, é também o de maior custo entre eles, uma vez que suas peças são confeccionadas em porcelana monocristalina, o que confere ao aparelho uma aparência de vidro, mais translúcida. Isso faz com que suas peças se misturem facilmente a qualquer cor de dentes do paciente, tornando seu uso quase imperceptível.

O modelo de porcelana, apesar da tonalidade branca e leitosa de suas peças não promove integração tão harmônica para qualquer tonalidade de dente, como acontece com o de safira. No aparelho de safira isso é possível devido ao fato de ser justamente translúcido.

Este modelo se difere dos outros aparelhos estéticos não somente pela tonalidade, mas também pelo tamanho das peças: mais pequenas e mais discretas. O de policarbonato, por exemplo, é confeccionado com uma resina plástica, com bráquetes maiores do que os dos outros modelos estéticos e, também, menos resistentes.

O que os aparelhos estéticos têm em comum?

Esse tipo de aparelho é para aquelas pessoas que precisam alinhar os dentes, mas não querem ostentar o sorriso metálico no rosto. Ao invés de fios e bráquetes metalizados (você vai entender mais sobre isso logo mais neste artigo), eles aparecem, como já foi dito, em materiais diversos: policarbonato, porcelana ou safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo.

Esse tipo de aparelho traz, ainda, outras vantagens. Não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento. Com este tipo de aparelho não há desculpa para não aderir ao tratamento para conserta os dentes.

Bráquetes, borrachinhas e fio ortodôntico

Os aparelhos estéticos estão encampados no grupo dos aparelhos ortodônticos fixos, ou seja, os que são acoplados aos dentes e somente retirados quando finalizado o processo a que se propõem. Esse tipo de aparelho dentário garante um excelente resultado, uma vez que não depende da colaboração do paciente para o sucesso do tratamento. Logo, é indicado para quase todo tipo de desalinhamento dentário. Ou seja, ortodônticos, aqueles nos dentes; ou ortopédicos, aqueles na estrutura óssea que sustenta os dentes.

Sua estrutura é composta por banda, fios e/ ou bráquetes. Também, das famosas borrachinhas, as quais podem ser coloridas ou transparentes. Esse conjunto de peças age movimentando os dentes, puxando-os para a posição correta. Os bráquetes são as pecinhas colocadas sobre os dentes ou soldadas às bandas.

As bandas, por sua vez, têm um formato de anel e são encaixadas nos dentes molares, os últimos da arcada dentária. Elas servem para prender a parte final do fio ortodôntico, uma das principais estruturas do aparelho dentário, cuja função está em alinhar, nivelar e movimentar os dentes. Os tubos também possuem a mesma função das bandas, mas a sua estrutura é colocada nos dentes, assim como os bráquetes.

Os bráquetes servem como ponto de aplicação de força e pressão, ocasionando a movimentação dos dentes. Eles são ligados ao fio pelas borrachinhas, as quais têm relevante papel nesse processo e devem ser trocadas mensalmente.

Os aparelhos fixos estão cada vez mais anatômicos e confortáveis. Em relação ao custo, esse aparato traz outra vantagem. Ele é relativamente mais baixo do que os modelos removíveis, sobretudo, os transparentes.

A nova febre dos consultórios odontológicos: Os aparelhos transparentes são praticamente invisíveis.

Vantagens do aparelho de safira

Bem, agora que você já sabe como funciona o aparelho de safira e também que este modelo integra o grupo dos aparelhos fixos estéticos, é hora de conhecer um pouco mais sobre as suas vantagens, além das já citadas, claro. O aparelho de safira traz como uma de suas mais expressivas vantagens, a discrição. Afinal, é justamente esse ponto que o distingue do aparelho fixo metálico.

Ao invés de fios e bráquetes metalizados, como acontece no aparelho fixo metálico, eles aparecem manufaturados em safira, que atribuem um ar mais discreto ao dispositivo. Esse tipo de aparelho traz, ainda, outros benefícios. Não se desgastam facilmente e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso em tratamento.

Nestes modelos, as canaletas por onde o fio ortodôntico passa também são confeccionadas em safira e, portanto, mais lisas e discretas. Além disso, merece destaque a funcionalidade: a resistência a fraturas e ao deslocamento são maiores no aparelho de safira do que nos outros tipos estéticos.

Como funciona o tratamento com o aparelho de safira

O tratamento com o aparelho de safira se dá da mesma forma que se dá com o aparelho fixo metálico. A ação sobre os dentes é a mesma. Ou seja, usa-se pressão e força para mover os dentes até a posição ideal.

Na busca pelo sorriso harmônico, o ortodontista é o responsável por manipular essa pressão. A cada visita, ele analisa a intensidade da pressão e em que locais ela deve ser feita nos dentes. Daí a importância das visitas regulares ao dentista durante o tratamento.

Etapas do tratamento

Tudo começa com uma boa consulta odontológica, que inclui uma avaliação criteriosa da arcada dentária, o relato de histórico de traumas ou quedas, uso de aparelhos previamente ou até mesmo queixa de dores de cabeça. Tudo isso ajuda a compor uma espécie de dossiê do paciente, chamado de documentação ortodôntica.

Nessa etapa, o dentista também vai querer saber sobre o estilo de vida do paciente. Seus hábitos alimentares e seu grau de comprometimento com a higiene bucal devem ser identificados para que a escolha do aparelho seja, de fato, acertada. Esse ponto é importante, pois ajuda a identificar fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes ou para lesões.

Exames necessários

Se o aparelho estético de safira for o escolhido, o dentista fará uma série de exames, clínicos e de imagens, a fim de planejar todas as etapas do tratamento e poder visualizar as melhores estratégias para cada paciente.

Os exames de imagens incluem as radiografias panorâmicas. Além de servirem para traçar a melhor estratégia ortodôntica para o paciente, também servirá como guia para acompanhar a evolução do tratamento.

Aparelho afixado, começam as sessões periódicas com o ortodontista (profissional dentista especializado no tratamento com aparelhos dentários), a fim de que ele possa acompanhar o tratamento de perto.

aparelho de safira

Antes de começar o tratamento

Antes de começar o tratamento é importante estar em dia com algumas questões. Afinal, o que precisamos fazer antes de colocar o aparelho estético de safira?

Para início de conversa, é bom saber que estes protocolos serão definidos pelo dentista a partir da análise de cada caso. Mas se faz oportuno saber que uma boca cariada é sinônimo de sinal vermelho para a colocação do aparelho.

Logo, será necessário cuidar de todos os problemas bucais preexistentes. Além da cárie, esses problemas podem incluir acúmulo de tártaro, cirurgia de canal e outros.

Recomendações

Quem faz o tratamento com aparelho estético de safira recebe as mesmas recomendações de quem usa a versão mais popular deste modelo, a metálica. Para início de conversa, é necessário cuidar bem da higiene bucal.

Fazer uma boa escovação e, também, fazer uso do fio dental diariamente. Isso é imprescindível. Aliás, existem acessórios específicos para quem usa aparelho fixo e que irão ajudar no processo da higiene dos dentes.

Como escolher a escova de dentes correta para quem usa aparelho fixo e manter a higienização da boca perfeita.

Recomenda-se, ainda, evitar comidas duras, pegajosas, com fios ou fibras ou açucaradas. Esses alimentos podem comprometer a estrutura dos componentes, danificando-os e, assim, atrasar o tratamento.

Além disso, deve-se evitar alimentos e bebidas de coloração fortes, pois estas podem escurecer os bráquetes, assim como escurecem os dentes. Daí seu “super poder da invisibilidade” vai por água abaixo. Aliás, as borrachinhas, independentemente do que você consome, irão ficar amareladas com o tempo.

Claro que, se o seu consumo de bebidas e alimentos que escurecem os dentes for exagerado, elas irão ficar manchadas antes mesmo da próxima visita ao dentista, que costuma ser mensal.

Os dentistas fazem a troca das borrachinhas em todas as visitas do paciente ao consultório, justamente para mantê-las a maior parte do tempo transparentes, como devem ser nesse caso.

Saiba quais alimentos você deve evitar.

Outro ponto relevante a ser dito aqui são as visitas ao dentista, que devem ser regulares e constantes. Não somente pelas borrachinhas, mas porque é ele quem faz o ajuste da força necessária que irá movimentar os dentes e manter o progresso do tratamento.

Qualquer problema será identificado por este profissional, que poderá agir rápido para garantir o sucesso do procedimento. Além disso, o dentista realiza uma limpeza profunda, extremante importante para quem usa aparelho fixo. No consultório, graças às ferramentas que tem disponível, o dentista consegue alcançar pontos que não alcançamos em casa, por mais que nos esforcemos por uma boa higiene bucal.

Você também vai gostar de ler