Antibióticos causam manchas nos dentes: mito ou verdade?

antibióticos causam manchas nos dentes

05/03/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Um dos principais incômodos para quem quer manter o sorriso bonito são o aparecimento de manchas. Elas podem ter diversas causas, tais como alterações do metabolismo, tabagismo, excesso de flúor (fluorose), falta de vitaminas, traumas, cáries e até o consumo em excesso de certos alimentos. Mas será que antibióticos causam manchas nos dentes?

A resposta para essa pergunta é, infelizmente, sim. Mas a boa notícia é que não é todo antibiótico que pode manchar os dentes. Outro ponto é que as manchas aparecem em situações específicas. Então, para ninguém surtar com medo de estragar o sorrisão na hora de ter que encarar um antibiótico para se livrar de algum problema de saúde, a gente esclarece essa história ponto a ponto. Confira!

manchas

Antibióticos

Microbiota

A causa das manchas

Tetraciclina

Não confunda manchas com cáries

Clareamento: uma solução para as manchas

De olho no prognóstico

Intensidade das manchas

Tratamento para as manchas

Dicas importantes

Antibióticos

Muitas pessoas têm dúvidas e medos em relação ao uso de antibióticos. A principal delas diz respeito à resistência associada às superbactérias devido ao uso incorreto do medicamento. Nos consultórios odontológicos, entretanto, a dúvida paira sobre o efeito dos antibióticos sobre os dentes. Afinal, os antibióticos causam manchas nos dentes?

Como já foi dito aqui, sim, o uso de antibiótico pode estragar os dentes. Não causando cáries, mas manchando-os. Contudo, para entender direitinho qual antibiótico, como e quando ele pode comprometer desta forma os dentes, vamos começar do início. Para isso, é preciso entender o que são antibióticos.

Os antibióticos são medicamentos que destroem ou retardam o crescimento de bactérias. Sendo assim, são prescritos quando é identificada a presença de alguma delas no organismo, a fim de eliminá-la. Ou seja, são instrumentos importantes e, muitas vezes, indispensáveis no combate de doenças já instaladas.

Microbiota

Estima-se que no corpo humano a proporção de microrganismos, sejam eles bactérias, fungos ou vírus, é de um para cada célula. Muitos deles, entretanto, são benéficos e necessários para o nosso corpo, desempenhando alguma função que resulta no equilíbrio da nossa saúde integral. Estes micróbios compõem o que chamamos de microbiota, usualmente chamada de flora.

Mesmo que o corpo humano tenha um sistema de proteção bastante efetivo, algumas destas bactérias podem, eventualmente, causar doenças e disfunções ao organismo. É justamente aí que entram em voga os temidos, mas necessários, antibióticos.

Antibiótico causam manchas nos dentes

Imagine se o antibiótico fosse mesmo o vilão causador de manchas nos dentes. Se pensarmos bem, não haveria ser humano sem manchas nos dentes. A verdade é que só há um tipo de antibiótico que causa mancha nos dentes. Esse medicamento é:  Tetraciclina.

Apesar disso, os dentes manchados por tetraciclina são funcionalmente normais. Eles possuem a estética comprometida o que, muitas vezes, levam a população em geral a confundi-los com dentes cariados, devido ao escurecimento que causam.

Tetraciclina

A tetraciclina é um composto químico. Faz parte de um grupo de antibióticos naturais ou semissintéticos usados no tratamento de um amplo espectro de bactérias, tanto gram-negativas quanto gram-positivas, alguns protozoários e até mesmo alguns tipos de fungos. O composto não tem poder de ação contra vírus.

Este antibiótico adere à dentina, que é a parte dura do dente e, por isso, provoca manchas e enfraquecimento. Entretanto, não há motivos para se desesperar. Isso só acontece se o medicamento for tomado em grandes quantidades e enquanto o dente está em fase de formação.

A formação dentária começa no sexto mês da gravidez e vai até os seis meses de idade para os dentes de leite anteriores, e dos seis meses de vida até os seis anos para os dentes permanentes anteriores, sendo totalmente finalizada por volta dos 12 anos de idade. Depois dessa fase, a tetraciclina não poderá mais afetar a dentina do dente.

A boa notícia é que, mesmo assim, manchas em decorrência da tetraciclina podem ser evitadas, uma vez que é de conhecimento médico e odontológico os seus efeitos para os dentes em formação. Logo, profissionais cuidadosos irão receitar para as crianças outros tipos de antibióticos, que tenham o mesmo efeito, tais como as penicilinas. Por exemplo, a amoxicilina, que é um antibiótico muito comum, é um tipo de penicilina. Por isso, é bastante receitado por dentistas para tratar infecções bucais e prevenir inflamações em pós-operatórios.

Outro tipo de antibiótico associado a dentes manchados e escurecidos é a minociclina, uma derivada semissintética da tetraciclina, e muito indicada para o tratamento de acnes. Utilizadas por períodos prolongados, a minociclina pode manchar até mesmo os dentes permanentes.

Não confunda manchas com cáries

Um dos equívocos mais comuns em relação às manchas causadas pela tetraciclina é confundi-las com cáries. Isso ocorre devido à coloração escura que ocasionam à dentina. Apesar dessa associação entre o remédio e o aparecimento de cárie, vale lembrar que a cárie é uma doença multifatorial.

Sendo assim, depende da presença de micro-organismos no ambiente bucal, da dieta e da higiene oral da pessoa. Contudo, não quer dizer que os antibióticos não devam acender um sinal de alerta quanto a isso. Uma vez que os antibióticos prescritos para crianças, geralmente, se apresentam sob a forma de suspensões, eles costumam ser extremamente doces, sendo adoçados, geralmente, com sacarose, ou seja, o açúcar comum.

Devido a isso, surge, então, um dos fatores que podem causar a doença: o açúcar. Entretanto, ele só se tornará, de fato, um perigo se associado o uso do medicamento adoçado à uma deficiência na escovação por um longo período de tempo. Normalmente, essa recomendação é de que se use antibióticos por até sete dias. A medida preventiva aqui é reforçar a higienização bucal para evitar o surgimento das cáries.

Clareamento: uma solução para as manchas

O clareamento dental é uma das soluções para quem tem os dentes manchados por uso de antibióticos. Apesar do método ser eficiente, exige cuidados especiais. Existem diferentes técnicas para o clareamento dental. Entretanto, a execução fará toda a diferença e, no caso dos antibióticos que causam manchas nos dentes, se esse procedimento for mal aplicado poderá trazer ainda mais problemas.

Conheça as técnicas de clareamento que irão deixar seu sorriso branquinho e sem manchas.  

Por esse fator, não é recomendado o uso do clareamento caseiro, uma vez que ele depende da ação direta do paciente. Este poderá não saber como agir em casos de inflamações, que contribuem para o aumento do contraste das manchas já existentes. Já o clareamento dental a laser ou LED, realizado em consultório, reduz significativamente o tempo do tratamento e está sob a supervisão direta do dentista, o que reduz as chances de insucesso.

Apesar disso, assim como a técnica caseira, o clareamento a laser ou LED também traz os riscos de inflamações pulpares irreversíveis, as quais, além de aumentar o contraste das manchas e os escurecimentos, como já foi dito, também podem provocar lesões erosivas sobre o esmalte dentário. Daí a importância de fazer o procedimento com profissionais gabaritados e atentos aos protocolos de procedimentos para estes casos. Entenda.

manchas

Clean and dirty tooth, whitening and clearing teeth process. Dental and oral cavity health care, enamel restoration, toothpaste advertising isolated on blue background Realistic 3d vector illustration

Antibióticos causam manchas nos dentes: de olho no prognóstico

O prognóstico para o clareamento de dentes manchados por antibióticos nem sempre é positivo. Isso se dá porque, dependendo da coloração e da localização das manchas, as quais podem ser superficiais ou profundas, os resultados podem não ser efetivos. Esse é justamente o caso dos dentes manchados por tetraciclina. O mesmo serve para o seu derivado, a minociclina. Felizmente, no caso deste último, o prognóstico costuma ser mais favorável até mesmo para o clareamento dental caseiro. Embora, tenha que ser sempre supervisionado.

Outro ponto a ser observado é que os dentes anteriores são os mais afetados pela incorporação de antibióticos durante a fase de formação dos dentes. Devido à incidência mais intensa da luz sobre esses dentes, eles, gradualmente, assumem uma coloração cinza-escuro que pode chegar a até um grau de marrom. Essa coloração fica mais evidente, ainda, nas partes mais próximas às gengivas, uma vez que a camada de esmalte nessa região é mais intensa.

Intensidade das manchas

O grau de escurecimento do esmalte dentário pelo uso dos antibióticos depende da idade e da quantidade de antibiótico administrado. Logo, esse é outro fator que interfere no prognóstico do clareamento dental em dentes escurecidos por antibióticos.

Ou seja, o tempo em que é administrado e a idade em que foi ingerido interferem diretamente nos resultados do clareamento. Sendo assim, quanto mais intensos são os problemas nos dentes manchados por antibióticos, mas difícil e lento é o tratamento.

Essa intensidade da coloração das manchas é classificada pelos dentistas como leve, moderada ou intensa. Quando leve, as alterações dos dentes não apresentam manchas evidentes, pois a cor amarelo claro ou cinza claro se espalha de forma homogênea sobre toda a superfície do dente.

Já quando é moderada, as características serão as mesmas de quando o diagnóstico é “leve”, porém, em tons mais intensos. Já a pesada apresenta a formação de manchas, claramente identificáveis. Pois, aparecem de forma intensa e acinzentada, compondo o quadro mais comum para dentes manchados por antibióticos.

Tratamento para as manchas por antibiótico

Como já foi observado, as técnicas caseiras para clarear as manchas por antibióticos não são as mais indicadas para o tratamento do problema. Logo, deve-se optar sempre, nestes casos, do clareamento feito em consultório, pelo dentista.

Também cabe ressaltar que o uso de laminados cerâmicos, também conhecidos como facetas, deve ser tentada apenas como última opção. O revestimento com laminados cerâmicos de dentes manchados por antibióticos ou por outras medicações, especialmente pela técnica com facetas em porcelana, é, sem dúvida, uma alternativa eficiente. Contudo, apesar dos bons resultados para o procedimento laminado, ele deve ser realizado somente quando os resultados dos tratamentos clareadores ficam aquém das expectativas.

Isso porque os tratamentos com facetas em porcelana envolvem desgastes na superfície de esmalte e são recomendados apenas para pacientes com problemas dentários mais severos, tais como a presença de múltiplas restaurações em resina e a má formação anatômica dos dentes. Faz-se também importante salientar que com relação ao revestimento das manchas com lentes de contato dental, a transparência excessiva deste tipo de técnica não consegue mascarar os problemas deixados pelo uso inadequado dos antibióticos.

Saiba quais os tipos de facetas dentárias e quando sua colocação é indicada.

Antibióticos causam manchas nos dentes: dicas importantes

Antes de clarear os dentes para tratar as manchas por antibióticos, fique atento às dicas que farão a diferença no resultado final.

  • Fazer a profilaxia dos dentes para a remoção de manchas mais espessas e tártaros é essencial antes de começar o tratamento.
  • Certificar-se da saúde das gengivas também.
  • Outra dica é ter a certeza de que a causa para as manchas foi o uso de tetraciclinas.
  • Havendo retrações gengivais para raízes muito expostas e com desgastes pela pressão excessiva das cerdas das escovas durante a escovação, este problema deverá ser corrigido antes.
  • Fazer aplicações de flúor fará toda a diferença durante o tratamento. Isso porque o flúor diminui o aparecimento de sensibilidade dentinária e ajuda na remineralização do esmalte.
  • As moldeiras transparentes utilizadas no tratamento devem estar confortáveis! Afinal, serão utilizadas por, aproximadamente, 24 semanas.
  • Fazer um polimento dos dentes ao final do tratamento irá para aumentar a durabilidade dos resultados.

Você também vai gostar de ler