Anestesia odontológica para harmonização facial: O que você deve saber

09/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Chegou o grande momento de dar aquele upgrade no visual por meio do conjunto de intervenções conhecido como Harmonização Orofacial. O procedimento que tem revolucionado a estética e é cada vez mais procurado é um dos mais buscados nos consultórios odontológicos. Mas, bate aquela dúvida: Será que a anestesia odontológica é segura para esse procedimento?

Para começar, as técnicas utilizadas na Harmonização Orofacial são minimamente invasivas e muito eficazes. Daí, o seu grande sucesso. Ainda assim, há alguns tipos de anestesias que podem ser aplicadas. Neste artigo, falaremos sobre elas, suas indicações e contraindicações. Acompanhe o texto do início ao fim e tire todas as suas dúvidas.

Anestesia odontológica

Como funciona a anestesia odontológica

Anestesia odontológica tópica

Anestesia odontológica infiltrativa

Anestésico com vasoconstritor

A Harmonização Orofacial

Procedimentos da Harmonização que usam anestesia odontológica

Aplicação de toxina botulínica (Botox)

Preenchimento labial

Rinomodelação

Potência e duração das anestesias

Vantagem dos procedimentos realizados com o dentista

anestesia odontológica

Anestesia odontológica

Muito se houve falar nas anestesias geral e local. Mas, há, ainda, a anestesia regional. São estes os três tipos de anestesia. Entretanto, para os procedimentos de Harmonização Orofacial, a anestesia indicada é a local.

Como as técnicas que integram o procedimento são minimamente invasivas, dispensam o uso de anestesias mais fortes. Aliás, esse é um dos motivos que fazem da Harmonização Orofacial um grande atrativo.

Além das técnicas não serem invasivas, dispensam internação, o que não seria possível caso a anestesia fosse geral. Quer saber mais uma consequência que se torna um grande ganho? O preço! Sem anestesia geral e sem internações o procedimento fica bastante acessível.

Os benefícios da harmonização orofacial. 

Como funciona a anestesia odontológica

O objetivo da anestesia odontológica local é bloquear temporariamente a condução nervosa em determinada parte do corpo. Sendo assim, ao ser aplicada, a anestesia local acarreta em perda das funções autonômicas, sensibilidade térmica, dolorosa, tátil, motora e das relações de pressão e vibração.

Por isso, é importante fazer esses procedimentos com profissionais capacitados, como é o caso dos cirurgiões-dentistas. Quando mal aplicadas, estas anestesias podem levar à morbidez e complicações sistêmicas.

Dentre as anestesias odontológicas locais são dois os tipos mais utilizados pelos dentistas: a tópica e a infiltrativa. Conheça mais sobre essas anestesias a seguir.

Anestesia odontológica tópica

Este tipo de anestesia local se apresenta na forma de pomada ou creme. Entre as mais populares, estão a lidocaína e benzocaína. Usualmente, é aplicada sobre a pele ou sobre a mucosa. Seus efeitos alcançam de dois a três milímetros dos tecidos da mucosa.

Logo, é bastante indicada em procedimentos pouco invasivos, como as aplicações realizadas na Harmonização Orofacial. Os seus efeitos anestésicos são ideias para amenizar a dor, ou melhor, o desconforto das micro agulhas.

Essa anestesia tem eficácia determinada pelo tempo de aplicação que, neste caso, deve ser de pelo menos dois minutos. Entretanto, ela não será suficiente para amenizar as dores em determinados procedimentos.

Ainda assim, recomenda-se a sua aplicação antes de aplicar a outra anestesia odontológica local que abordaremos neste artigo: a infiltrativa. Usadas em conjunto, os resultados se tornam bastante eficazes, com diminuição considerável da dor.

Anestesia odontológica infiltrativa

anestesia odontológica

Esta anestesia é uma das mais utilizadas nos procedimentos de Harmonização Orofacial. Ela consegue abranger uma área maior e mais profunda do que a anestesia tópica.

Isso porque é aplicada próxima a ramos nervosos terminais, o que facilita a sua absorção. Ela pode ser utilizada por meio de técnicas distintas. Por exemplo, pode ser utilizada de forma oral ou extra oral.

Sua aplicação é comum nas regiões mntoniana, infraorbitária e, também, na supraorbitária.

Anestésico com vasoconstritor

Este anestésico, muito utilizado atualmente nos procedimentos de Harmonização Orofacial, aumenta o efeito da anestesia e a sua durabilidade. Isso porque absorve lentamente o sal anestésico.

Seu uso indicado na face é de 0,5 a 0,7, o que diminui bastante o risco de necrose por isquemia. Para um período prolongado de anestesia, o dentista deverá optar por lidocaína com vasoconstritor. Essa escolha, em geral, é feita para áreas e procedimentos em que a dor é maior, como o preenchimento labial.

Potência e duração das anestesias

Os procedimentos de harmonização orofacial são de curto tempo. Utilizar um sal anestésico mais potente apenas aumenta o tempo de efeito anestésico, não a potência dessa anestesia. Portanto, utilizar um anestésico local mais potente faz apenas com que o paciente tenha a região adormecida por mais tempo do que o necessário.

A Harmonização Orofacial

A harmonização orofacial é uma grande aliada para quem procura melhor a aparência. A técnica encampa uma série de procedimentos utilizados para promover o equilíbrio estético e funcional da face.

Em suma, podemos dizer que este procedimento estético visa equilibrar a relação estética e funcional do rosto e do sorriso usando para isso técnicas de preenchimento. O dentista trabalha as medidas faciais e dentais, em busca de proporções simétricas que agradam o olhar.

Por meio da técnica, é possível corrigir assimetrias, melhorar as proporções faciais e trazer um ar rejuvenescido para o rosto. A harmonização orofacial é indicada para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo.

anestesia odontológica

Procedimentos da Harmonização que usam anestesia odontológica

A Harmonização Orofacial engloba várias técnicas. Entretanto, cada procedimento tem especificidades próprias, o que faz com que algumas técnicas e combinações de anestesias odontológicas sejam mais indicadas do que outras. Conheça algumas que usam anestesia.

Aplicação de toxina botulínica (Botox)

O botox previne e disfarça marcas de expressão e rugas. Ele também pode corrigir problemas de sorriso gengival, que é quando a gengiva aparece em excesso quando se abre um sorriso.

O botox é uma importante ferramenta, pois contribui para uma melhor simetria entre o sorriso e a face. Nos procedimentos com toxina botulínica, o ideal é não utilizar anestésico injetável.

Pois, o encontro entre o sal anestésico com a toxina faz com que a aplicação perca a eficiência. Portanto, para aliviar a dor do paciente, o mais indicado é fazer uso do anestésico tópico em pomada com tetracaína e lidocaína.

Sendo assim, deve-se aplicar a pomada na região onde será feito o procedimento e deixe atuar por dez minutos.

As aplicações do Botox na harmonização orofacial. 

Preenchimento labial

preenchimento labial

 

O preenchimento labial é uma das técnicas mais procuradas quando o assunto é Harmonização facial. Geralmente, é feito com aplicação de ácido hialurônico.

Este ácido tem aplicabilidade semelhante à do botox. Também é indicado para corrigir o tão falado “bigode chinês”, que são as linhas de expressão que ladeiam o sorriso.

O ácido hialurônico contribui para preencher o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, hidratada e elástica, sob medida para harmonizar com o sorriso.

O que você deve saber sobre preenchimento labial antes de fazer.

Para a realização do procedimento, recomenda-se utilizar anestesia tópica em pomada, a fim de complementar a anestesia infiltrativa. Esta, por sua vez, poderá ser feita por via intraoral ou extraoral.

Inclusive, o bloqueio do nervo mentoniano é indicado para a aplicação de colágeno ou ácido hialurônico, seja ela a fim de procedimento para preenchimento facial ou labial.

Sendo assim, caso seja feita uma aplicação intraoral, primeiro o dentista irá aplicar uma pré-anestesia. Ou seja, uma anestesia tópica da mucosa que será infiltrada. Para isso, utiliza-se uma solução de lidocaína sobre os pontos de emergência dos nervos mentonianos durante dois minutos.

Logo após, injeta-se a solução anestésica com vasoconstritor em cada área de emergência do nervo mentoniano. Na aplicação extraoral, a pré-anestesia pode ser feita com creme à base de prilocaína em um período de 30 a 60 minutos, indicada para pacientes muito sensíveis à dor ou que estão bastante agitados, ansiosos ou estressados.

Rinomodelação

rinomodelação

A rinomodelação é um procedimento para correção de algumas deformidades estéticas do nariz. Antigamente chamada de bioplastia nasal, essa técnica tem a vantagem de não ser cirúrgica.

Neste caso, a indicação é começar primeiro com o bloqueio anestésico abaixo do nariz. Essa região é extremamente sensível. Depois, o indicado é passar para o infraorbitário e, se caso houver necessidade, você pode fazer infiltrações ao redor do procedimento.

Já para regiões mais superficiais, o indicativo é para anestesiar com lidocaína. Ela é o sal anestésico mais utilizado na Odontologia. Além de não ter efeitos colaterais, raramente provoca algum tipo de alergia. Apesar disso, merece atenção ao ser associada a um vasoconstritor. Quando isso ocorrer, deve-se evitar regiões terminais da pele a fim de evitar a necrose.

Nariz novo sem cortes nem cirurgias invasivas.

Vantagem dos procedimentos realizados com o dentista

Imprescindível mencionar a grande vantagem do cirurgião-dentista na realização de procedimentos de Harmozinaçaõ Orofacial. Este profissional domina as habilidades necessárias para aplicação adequada e sem riscos de anestesias.

As anestesias são amplamente utilizadas nos procedimentos odontológicos, o que confere experiência e segurança na aplicação das mesmas pelos dentistas.

Além do mais, o dentista também entende e pode resolver questões relativas à estética do sorriso. Isso é fundamental para os resultados como um todo.

Vale lembrar que o tratamento de harmonização orofacial engloba a saúde e a estética bucal e a facial. Sendo assim, ele poderá tratar ambos aspectos, a fim de garantir os resultados almejados.

Além disso, a harmonização orofacial é um procedimento reconhecido pela Resolução nº 198/2019 do Conselho Federal de Odontologia (CFO) como especialidade odontológica, estipulando os requisitos necessários para o exercício da função.

Conclusão: É necessário que seja um especialista em odontologia para realizar o procedimento de forma segura e eficaz no ramo da estética e saúde bucal.

 

 

 

Você também vai gostar de ler