A resina composta e sua aplicação na restauração de dentes

Resina composta

26/01/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Resinas são materiais usados na restauração de dentes. Elas desempenham um importante papel para a Denstística e para a Odontologia Estética. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre as resinas compostas e tudo que você precisa saber sobre elas.

O que você vai encontrar aqui:

– O que são resinas compostas

– De que são feitas as resinas compostas

– As suas aplicações e quando são indicadas

– As características das resinas compostas

– Como se classificam as resinas compostas

– Acabamento das resinas

Resina composta

A resina composta tem várias aplicações na Odontologia, sobretudo, na Estética.

Para começar, o que é resina composta?

A resina composta é um material usado na Odontologia com o fim de restaurar dentes. A resina composta tem ampla aplicação e, além de ser usada para restaurar dentes fraturados, pode ser usada para preencher cavidades causadas pela cárie, minimizar imperfeições do esmalte dentário e até para alterar a forma dos dentes.

De que é feita a resina composta?

As resinas compostas são materiais poliméricos, ou seja, são constituídas de polímeros, que são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores. A resina composta possui matriz orgânica reforçada por dispersão de vidros, cristais ou partículas de carga. Seus componentes se unem por meio de silanos orgânicos, os quais desempenham papel de agentes de união. Entenda mais:

Matriz orgânica

A matriz orgânica é uma estrutura polimérica criada a partir da união de monômeros dimetacrilatos por ligações lineares e um grande percentual de ligações cruzadas. Apresenta resistência satisfatória, estabilidade e rigidez necessários para garantir a longevidade da resina composta.

Carga inorgânica

A alta concentração de polimerização, o elevado coeficiente de expansão térmica, a sorção de água e as propriedades físico-mecânicas insatisfatórias são contidas pela presença desse material de carga inorgânica.

Agentes de união

Este é o elemento responsável por unir, quimicamente, as partículas de carga à matriz orgânica de maneira estável. Somente assim, as resinas compostas apresentarão um comportamento mecânico satisfatório.

Quando a resina composta é indicada em um a restauração?

As resinas compostas são as mais indicadas para as restaurações diretas, tanto em dentes anteriores quanto em dentes posteriores por causa das suas características mecânicas e estéticas.

Também são utilizadas para restaurações indiretas, selantes de fóssulas e fissuras (como agente preventivo ao desenvolvimento de lesões cariosas), núcleo de preenchimento, reconstruções dentais e facetas diretas e indiretas. As resinas compostas promovem reparos extremamente conservadores, preservando a estrutura dental sadia.

Características importantes da resina composta

Falamos há pouco que as resinas compostas são as mais indicadas para as restaurações diretas em dentes anteriores e em dentes posteriores por causa das suas características mecânicas e estéticas. Estas são características bastante importantes quando o assunto é a restauração de dentes.

As características mecânicas das resinas compostas estão relacionadas com o grau de conversão da matriz orgânica e com o percentual de carga. Ou seja, resistência à compressão, resistência à flexão e módulo de elasticidade e resistência ao desgaste.

No quesito estético, são as suas propriedades físicas que atuam. As resinas compostas possuem como propriedades físicas a contração de polimerização, que é a aproximação dos monômeros de baixo peso molecular para formar cadeias mais longas de moléculas extensas.

Também podemos citar a sorção de água e a solubilidade em meio aquoso, a radiopacidade e a estabilidade de cor como propriedades importantes.

Além disso, é relevante avaliar a dureza do material. Esta é uma questão que deve ser bem observada, principalmente porque é por meio dessa avaliação que se torna possível predizer o comportamento clínico de uma determinada resina composta.

Para isso, podem ser empregados vários testes. O mais utilizado deles é o teste de Microdureza Knoop. Em suma, o importante é saber que quanto maior a microdureza da resina, maior a sua resistência à penetração. Os testes determinam quais os materiais com maior microdureza, aferindo o conteúdo volumétrico de carga. Quanto mais elevado, melhor.

As classificações da resina composta

As resinas compostas são classificadas de acordo com as suas características e finalidades. Saiba um pouco mais sobre esse assunto:

Classificação por tamanho

O tamanho das partículas inorgânicas e sua porcentagem em volume são usados para classificar as resinas compostas. Sendo assim, elas podem ser:

  • Macroparticuladas: Por ser de difícil polimento, maior susceptibilidade ao aparecimento de manchas, de baixa resistência mecânica e de baixo coeficiente de expansão térmico-linear, este tipo de resina composta está em desuso no mercado para a sua finalidade restauradora. Ela é mais usada atualmente de forma didática, a fim de apresentar a evolução do material.
  • Microparticuladas: Suas partículas de sílica coloidal têm tamanho médio, proporcionando ao material uma superfície mais lisa, ainda que possua uma área extensa de superfície relativa, o que acarreta na necessidade de grande quantidade de matriz orgânica para molhamento. Além disso, faz-se necessário a inserção de pequenas quantidades de sílica coloidal na matriz orgânica, para que não haja o aumento exacerbado na viscosidade do material. Ela apresenta melhor polimento da resina composta, alto coeficiente de expansão térmico-linear e maior susceptibilidade à sorção de água, além de baixa resistência mecânica.
  • Híbridas: São aquelas resinas que misturam dois tipos diferentes de partículas, as partículas de vidros e a sílica coloidal.  Essa resina possui lisura superficial satisfatória e altas propriedades mecânicas, sendo semelhantes às resinas de partículas pequenas. Podem ser usadas em dentes anteriores ou posteriores, pois são resinas universais.
  • Nanoparticuladas: Essas resinas apresentam partículas dez vezes menores do que as resinas microparticuladas, uma vez que são compostas de nanopartículas de sílica com diâmetro entre 1 e 80 nm. Elas são tratadas com um agente de união que forma grupamentos de até 75 nm. Por isso, apresentam excelente polimento e brilho, além de alta propriedade mecânica.

Classificação por viscosidade

As resinas compostas também podem ser classificadas de acordo com a sua viscosidade, a qual pode ser baixa, média ou alta. Entenda mais sobre isso:

  • Baixa viscosidade: As resinas de baixa viscosidade se espalham de maneira mais fácil por regiões de difícil acesso, sem o aprisionamento de bolhas. É o tipo de resina conhecido como fluidificada ou flow. Tem como principais características a menor quantidade de carga, alteração da matriz resinosa (tipo e conteúdo) e a maior quantidade de monômeros diluentes. Também apresenta maior contração de polimerização, baixa resistência à compressão e redução do módulo de elasticidade. São indicadas em cavidades classe V, selamento das margens de restaurações, selante de fóssulas e fissuras, classe III pequena, base de restaurações de resina composta e até mesmo cimentação de lentes de contato cerâmicas.
  • Média viscosidade: São as resinas compostas convencionais, cuja viscosidade não é nem baixa nem alta.
  • Alta viscosidade: Elas são as resinas conhecidas como compactáveis ou condensáveis. As resinas compostas compactáveis ou condensáveis vieram para reproduzir pontos de contato e contornos proximais e, também, para facilitar a manipulação das resinas, ajudando na aderência delas nas espátulas de inserção.  São conhecidas por apresentarem baixa estética, polimento difícil e maior rugosidade superficial. Elas possuem alto conteúdo de carga e apresentam melhores propriedades mecânicas, mas são de difícil manipulação. Resinas compostas de alta viscosidade são indicadas para dentes posteriores.

Classificação por ativação

As resinas compostas também podem ser classificadas quanto à sua forma de ativação. Elas se dividem basicamente em fotoativadas e quimicamente ativadas. Entenda:

  • Fotoativadas: São as resinas ativadas por luz visível, na maioria das vezes, pela luz de coloração azul. É iniciada pela canforoquinona, a qual é utilizada sozinha ou em conjunto com outros tipos de fotoiniciadores. Ao reagir com a amina terciária, formam radicais livres, iniciando a polimerização por adição. Elas possibilitam o controle do tempo de trabalho e o uso de diferentes cores.
  • Quimicamente ativadas: São as resinas compostas apresentadas em duas pastas, uma contendo o ativador (amina terciária) e a outra contendo o iniciador (peróxido de benzoíla), que reagem entre si quando misturados, gerando radicais livres que iniciam todo o processo de autopolimerização. Representam a primeira forma de uso comercial da resina composta.
resina composta

A resina composta é classificada de várias formas. Ela pode ser fotoativada, como na foto, por meio de luz, especiamente a azul.

Tudo pronto para dar aquele sorriso

O processo de colocação de resinas compostas é semelhante ao da construção de uma casa. A etapa final é dedicada ao acabamento, ou seja, aos retoques finais. Soma-se ao acabamento o polimento. Essa etapa é fundamental para proporcionar durabilidade às resinas compostas, aumentando a sua longevidade.

Esse momento requer técnica, cuidado e destreza. Se feitos de forma inapropriada, poderão gerar rugosidade superficial e aumentar o desgaste, a instabilidade da cor e o acúmulo de biofilme, o que irá, certamente, comprometer o desempenho da restauração. Pronto! Finalizado esse processo é chegada a hora de abrir aquele sorriso e comemorar a beleza e o bem-estar de uma boca bem cuidada.

Tudo sobre a resina composta na restauração de dentes

Neste artigo, você leu sobre a resina composta, sua composição, características e principais aplicações. Aprendeu que ela possui ampla aplicação e pode ser usada para restaurar dentes fraturados, preencher cavidades cariosas, minimizar imperfeições do esmalte dentário e modificar a forma dos dentes.

Viu que a resina composta é feita a partir da união de três tipos de materiais: inorgânicos, orgânicos e de agentes de união. Dentre as suas principais características estão as mecânicas e estéticas.

Elas podem ser classificadas de várias formas, sendo por tamanho (macroparticuladas, microparticuladas, híbridas e nanoparticuladas), por viscosidade (baixa, média e alta) e por ativação (fotoativadas e quimicamente ativadas).

Também aprendeu que, assim como na construção de uma casa, a restauração com resina composta, tem  no acabamento o segredo da excelência do resultado final. Nesta fase, polimento, brilho e lisura contribuirão, e muito, para a durabilidade e longevidade das restaurações.

Você também vai gostar de ler