A gengiva inchada e suas causas

07/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

gengiva inchada

A gengiva é uma estrutura formada de tecido mole que envolve os dentes. Ela é fundamental para a saúde bucal, uma que vez que sustenta os dentes. Quando saudáveis, possuem coloração rosada. Entretanto, não é incomum ter, em algum momento, a gengiva inchada.

Há várias causas para que isso aconteça e é muito importante averiguar a situação o quanto antes. Pois, pode ser um início de pequenas lesões, mas também de doenças graves.

Neste artigo, vamos trazer todas as possíveis causas da gengiva inchada. Também, abordaremos os tratamentos e a prevenção para essa situação. Acompanhe e não tenha mais dúvidas sobre esse assunto.

Principais causas para a gengiva inchada

Sinais de alerta

Doenças relativas à gengiva inchada

Placa bacteriana e tártaro

Gengivite

Periodontite

Cárie dentária

Aparelho ortodôntico ou prótese mal adaptados

Abcessos

Pericoronarite do dente do siso

Gestação, menopausa e adolescência

Tratamentos dentários 

Aftas

Outras causas para a gengiva inchada

Tratamento para a gengiva inchada

Como prevenir a gengiva inchada

Principais causas para a gengiva inchada

Como dissemos na introdução, a gengiva inchada pode ser indício de alguma lesão na boca ou ainda de doenças graves.

Também conhecida como edema gengival, pode ocorrer devido a traumatismos ao escovar os dentes ou à irritação relacionada com a alimentação, para citar alguns exemplos.

Nestes casos, não há motivos para preocupação, já que a gengiva inchada é fruto de um acidente, vamos dizer assim, uma causa isolada. Entretanto, quando o inchaço é persistente é necessário ligar o sinal de alerta.

Pois, pode ser sinal de que alguma doença está instalada na boca. As doenças periodontais ou dentárias podem ser potencialmente graves. Logo, requerem diagnóstico e tratamento imediato, a fim de evitar que evoluam.

Sinais de alerta

Quando a causa da gengiva inchada está ligada às doenças periodontais ou dentárias, é comum que apresentem outros sintomas, concomitantemente. Dentre estes fatores, pode-se citar:

  • Mau hálito persistente, ou seja, aquele que não vai embora com a higienização
  • Dores nos dentes, ao comer ou ao entrar em contato com as bochechas
  • Gosto ruim na boca
  • Flacidez
  • Pus
  • Sangramento ao comer ou ao escovar os dentes e/ ou passar o fio dental
  • Alteração da coloração rosada para um tom avermelhado

Doenças relativas à gengiva inchada

A par de todos estes sintomas, é possível ficar bem atento e procurar um dentista o quanto antes. Quando há algum tipo de doença bucal, a gengiva inchada, geralmente, vem acompanhada de um ou mais dos sintomas citados.

Na ocorrência de pelo menos mais um deles, é importante marcar uma visita com o dentista. Para ajudar a identificar quais doenças podem ser, fizemos uma lista abaixo, explicando cada uma delas e, também, elencando algumas situações que provocam a gengiva inchada.

Placa bacteriana e tártaro

placa bacteriana

Tanto a placa bacteriana quanto o tártaro aparecem em decorrência de uma má higiene bucal. A placa bacteriana pode ser descrita como uma camada viscosa que se forma sobre os dentes e a gengiva marginal.

Ela aparece em decorrência da ação de bactérias (presentes na boca) que se proliferam a partir de restos de alimentos. Já o tártaro é como uma evolução da placa bacteriana.

Ele é caracterizado por um acúmulo mineralizado que adere à superfície dos dentes e que resulta do endurecimento por mineralização da placa bacteriana.

Logo, ambos, placa bacteriana e tártaro, podem dar origem a diversos problemas bucais, tais como a cárie dentária e a gengivite.

Não deixe a placa bacteriana evoluir para problemas graves. Saiba como evitá-la e tratá-la.

Gengivite

Esta doença periodontal, ou seja, relativa à gengiva, é identificada por uma inflamação. A gengivite manifesta-se, essencialmente, ao nível da gengiva marginal (linha de término da gengiva junto aos dentes), e da gengiva entre os dentes, ou seja, ao nível das papilas (gengivite papilar).

Além da inflamação evidente, a gengivite provoca dor, alteração da cor, mau hálito e sangramentos. Se não tratada, poderá evoluir para uma retração gengival e levar a perda de dentes.

O principal tratamento para a gengivite é uma higienização bucal eficiente, com a aplicação correta de técnicas de escovação, uso do fio dental e de enxaguantes bucais, quando indicados pelo dentista.

Saiba tudo sobre a gengivite.

Periodontite

A periodontite é um processo infecioso bacteriano, o qual compromete a sua função de suporte dos dentes. Se não for tratada a tempo, a periodontite pode levar à uma retração da gengiva.

Quando isso ocorre, a gengiva desce e a raiz do dente fica exposta. Sangramentos são muito comuns nesta fase.  Bolsas periodontais podem se formar entre o colo e a raiz do dente e o osso maxilar, o que facilita o acúmulo de restos de alimentos, placa bacteriana e a formação de tártaro, agravando ainda mais a situação.

Inclusive, as bolsas periodontais podem proporcionar o aparecimento de abcessos, ou seja, bolhas com pus. A urgência no tratamento da periodontite se faz, principalmente, porque têm consequências graves e irreversíveis. Ela pode deixar os dentes moles, com alteração da posição e até a sua perda, por exemplo.

Entenda por que a periodontite merece tratamentos urgentes. 

Cárie dentária

cárie

A gengiva inchada também pode ser sinal de cárie dentária. A cárie é um processo patológico infecioso e contagioso, no qual ocorre a destruição dos tecidos duros do dente.

Se não tratada rapidamente, a cárie poderá atingir a polpa do dente, causando uma infeção e, por vezes, a formação de abcessos. Assim, pode levar à perda do dente. Esta doença é uma das mais comuns do mundo em termos de doenças bucais. Pode afetar tanto a coroa como a raiz do dente.

Extremamente comum, a cárie pode ser facilmente evitada. Saiba como.

Aparelho ortodôntico ou prótese mal adaptados

gengivoplastia com aparelho

Gengivoplastia com aparelho pode ser alternativa para minimizar os desconfortos estéticos e melhorar a autoestima

Estas são duas situações nas quais é muito comum a gengiva inchada. Ambos aparatos requerem uma fase para adaptação na boca. Nesse período, a gengiva inchada pode ser uma consequência do mal posicionamento do aparelho ou da prótese.

Isso acontece devido à pressão no lugar errado. Logo, é necessário fazer nova visita ao dentista para condução de ajustes na prótese ou no aparelho ortodôntico.

Vale lembrar que, tanto pacientes que usam prótese quanto que usam aparelho ortodôntico deve redobrar os cuidados com a higiene bucal. Pois, estes aparatos acabam proporcionando situações propícias ao surgimento da placa bacteriana.

Inclusive, a prótese mal adaptada pode, ainda, ser a causa para o surgimento de inflamação ou mesmo de outras situações mais graves, como é o caso da estomatite, que corresponde a uma inflamação que acontece com maior frequência na zona do palato, conhecido popularmente como céu da boca.

Aparelhos ortodônticos: O que saber antes de usar. 

Abcessos

gengiva inchada

Os abcessos podem ter origem dentária ou periodontal. Provocam inchaços na gengiva e, geralmente, são resultado de uma infecção. Quando a infecção resulta de uma condição dentária, quase sempre, a causa é a cárie.

Neste caso, a gengiva inchada se apresentará, ainda, avermelhada. Entretanto, tende a se tornar esbranquiçada, com aumento de volume devido ao pus. Quando atinge esse grau, pode causar ao paciente dor, febre e mal-estar generalizado.

Pericoronarite do dente do siso

Esta é uma situação que acontece quando do nascimento do dente siso. A gengiva fique inchada, especificamente na zona dos tecidos moles adjacentes, ou seja, em torno do dente que está nascendo.

Como os dentes sisos são os últimos da boca e o inchaço se faz ao redor deles, é fácil identificar a causa. Entretanto, deve-se ficar atento, pois, em alguns casos, pode haver agravamento de tal forma que a gengiva chegue a cobrir o dente.

Em condições normais o dente do siso vai nascendo progressivamente sem sintomatologia relevante, tal como os outros dentes. No entanto, por vezes, associados à erupção parcial ou incompleta do dente do siso, podem ocorrer problemas, designadamente uma forte inflamação dos tecidos moles circundantes, designada de pericoronarite ou infeção pericoronária.

Se isso acontecer, outros sintomas irão aparecer, tais como dor forte, gengiva inflamada ou inchada por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca, dificuldade em mastigar e mau-hálito.

Gestação, menopausa e adolescência

gengiva inchada

As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez podem levar ao inchaço das gengivas, conhecida como gengivite gravídica.

Essa alteração hormonal também é identificada em outras fases da vida, como na adolescência e durante a fase da menopausa.

Sendo assim, a gengiva também poderá ficar inchada com frequência nesta fase, mais sensível e com sangramentos.

Tratamentos dentários

Há outras ocasiões em que a gengiva inchada pode aparecer. Por exemplo, após alguns tratamentos dentários, como da cárie, tratamento de canal, extração de dentes e outros.

Aqui, consideramos normal o aparecimento do edema gengival. Geralmente, aparece no local onde foi administrada a anestesia local, devendo voltar ao normal pouco tempo depois.

Aftas

As aftas que se formam nas gengivas são uma situação desagradável para o paciente, pois provocam dor. Também são incômodas pelo inchaço gengival que podem provocar.

Habitualmente, é fácil reconhecer as aftas apenas pela sua aparência, caracterizando-se por terem o meio da lesão esbranquiçado, como uma ulceração com as bordas vermelhas. Podem aparecer várias aftas de uma só vez. As aftas são, geralmente, tratáveis e não contagiosas.

Outras causas para a gengiva inchada

Algumas outras situações podem ser responsáveis pela gengiva inchada. Dentre elas as causas alérgicas relacionadas a algum alimento, produto ou medicação. Também devemos considerar a desnutrição e a deficiência de algumas vitaminas, como a C.

Quem faz tratamentos de quimioterapia também pode apresentar a gengiva inchada e sangramentos. O tabagismo é outro fator que pode levar ao inchaço gengival, além de ser o responsável por outras doenças periodontais.

Por fim, mas não menos importante, está o estresse. Este é um fator desencadeador de vários problemas, dentre eles, a gengiva inchada.

Tratamento para a gengiva inchada

O tratamento irá depender, obviamente, da causa subjacente. Por isso, é muito importante que o problema seja diagnosticado de forma correta e o quanto antes, a fim de evitar possíveis agravamentos.

Usualmente, é usado um medicamento ou remédio anti-inflamatório, tais como o ibuprofeno ou a nimesulide, entre outros. Eles atuam a fim de desinflamar a gengiva e aliviando a dor. Contudo, estes medicamentos são paliativos, devendo ser tratada a causa, ou seja, a doença que provoca a gengiva inchada.

Os dentistas também podem indicar o uso de enxaguantes bucais para bochechos, gel ou pomada para ajudar a desinflamar mais rapidamente a gengiva. O paciente também pode fazer compressas frias na face para alívio dos incômodos.

Como prevenir a gengiva inchada

A prevenção da maioria das causas que levam à gengiva inchada é simples: reside na escovação diária e eficiente. Ela deve ser acompanhada do uso do fio dental diariamente e, se indicado pelo dentista, da higienização com enxaguante bucal.

Uma boa alimentação, rica em vitaminas e ácido fólico também ajuda a prevenir o edema gengival. Hidratar-se e dormir bem e, ainda, como já falado anteriormente, evitar fumar.

Você também vai gostar de ler