Consultório odontológico portátil: saiba mais sobre essa grande tendência do mercado

consultório odontológico portátil

22/06/2021 | Por: OdontoBusca

Já pensou em levar assistência odontológica para quem precisa e garantir prevenção e saúde bucal, independentemente de onde esse paciente esteja?

Isso já é possível graças ao consultório odontológico portátil, uma alternativa que vem mudando a maneira como os profissionais dentistas estão se relacionando com a odontologia.

Em primeiro lugar porque oferece conforto e comodidade para os pacientes que não querem ou não podem se deslocar até um consultório odontológico, além de um atendimento mais humanizado.

Mas também porque garante uma série de benefícios para os profissionais. Tais como inovação, dinamicidade, praticidade, independência financeira e muito mais.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

E é justamente isso que abordaremos nesse artigo: o que é e como funciona o consultório odontológico portátil e suas vantagens.

Veja tudo que será abordado sobre assunto:

  • Consultório odontológico portátil: uma opção para quem quer inovar e diversificar o atendimento
  • Entenda o que é o consultório odontológico portátil
  • Estrutura portátil, mas completa
  • Outros itens e materiais que não podem faltar
  • Onde é possível atender com o consultório odontológico portátil
  • As vantagens do consultório odontológico portátil
  • Planejamento em primeiro lugar

Consultório odontológico portátil: uma opção para quem quer inovar e diversificar o atendimento

O consultório odontológico portátil tem sido considerado uma das grandes tendências do mercado não à toa.

Prova disso é que o número de profissionais que vêm adotando esse formato tem crescido nos últimos tempos.

Isso porque é uma opção que agrada, principalmente, aqueles que buscam inovar e ampliar os serviços e atendimentos, sobretudo fora do ambiente das clínicas e consultórios.

Além, claro, de quem deseja aumentar a carteira de clientes e agregar valor à hora trabalhada para crescer tanto profissionalmente, quanto financeiramente.

Também é uma alternativa para os profissionais que desejam empreender, ingressar em um novo ramo ou até mesmo explorar novas possibilidades, seja como fonte de renda extra ou não.

Nesse artigo, você irá entender porque o consultório odontológico portátil tem feito tanto sucesso, como funciona e suas vantagens. Continue lendo para ficar por dentro de tudo.

Veja também: Consultório odontológico: Conheça nossas dicas para montar o seu!

Consultório odontológico infantil: conheça os detalhes que fazem a diferença

Entenda o que é o consultório odontológico portátil

O consultório odontológico portátil consiste em uma estrutura compacta e moderna que visa levar serviços de baixa ou média complexidade até o paciente.

Ou seja, examiná-lo e tratá-lo onde ele preferir, inclusive em atendimentos de emergência ou em ambientes pequenos.

Isso graças a um equipamento que reúne as funções do consultório odontológico tradicional em uma espécie de maleta leve, mas ao mesmo tempo resistente.

Os equipamentos podem ser desmontados ou simplesmente fechados para serem levados de um lugar a outro.

Isso porque contam com peso e tamanho ideal para transporte, além de recursos como rodízios e alças para facilitar sua movimentação.

Importante destacar que o consultório odontológico portátil foi projetado para ser transportado em qualquer veículo.

Hoje em dia, existem no mercado diferentes marcas e modelos de consultório odontológico portátil, dos mais básicos até os mais completos.

Alguns fabricantes, inclusive, oferecem a possibilidade de personalização da estrutura, seja por meio de uma variedade de cores ou até mesmo opção de adesivagem.

Estrutura portátil, mas completa

Consultório odontológico portátil

Por mais que sua estrutura seja minimalista, o consultório odontológico portátil conta com os principais aparelhos e artefatos necessários para uma consulta

Por mais que o consultório odontológico portátil conte com uma estrutura compacta e móvel, ele possui os principais aparelhos e artefatos necessários para uma consulta.

Tais como sugador de saliva e conexões para canetas de baixa e alta rotação, compatíveis com equipamentos indispensáveis para a consulta.

Além de reservatório de água, seringa tríplice (soprador de ar e jato de água), fotopolimerizador e/ou ultrassom de profilaxia, com acionamento via pedal.

O compressor de ar também vem embutido em algumas versões e conta com sistema de refrigeração a ar, o que previne a contaminação do ar, já que é isento de óleo. Além de ser de alta potência e silencioso.

Alguns modelos, inclusive, permitem acoplar o ar comprimido hospitalar.

Importante lembrar que, hoje em dia, existem no mercado alguns modelos mais básicos e outros mais completos. Portanto, a quantidade de itens vai depender do modelo escolhido.

E que para garantir seu perfeito funcionamento, é recomendável que o local de atendimento tenha ponto de energia elétrica e água potável.

Outros itens e materiais que não podem faltar

Além disso, alguns serviços também disponibilizam a opção de o profissional adquirir kits completos para serem utilizados no atendimento.

Que incluem itens como luva, máscara, gorro, avental descartável, abaixador de língua, jogo clínico e até estetoscópio e fotóforo.

Em alguns casos, determinados itens chegam a ser embalados juntos para facilitar o transporte e serem utilizados em cada atendimento.

Lembrando que, além do consultório odontológico portátil, é recomendável que o profissional dentista também invista em um mocho para si e em uma cadeira para o paciente se sentar.

Também existem modelos portáteis que fecham totalmente e podem ser facilmente carregados.

Há cadeiras, por exemplo, com encosto reclinável em até cinco posições e modelos semiautomáticas que garantem conforto e versatilidade.

Veja ainda: EPI na Odontologia: Importante para o dentista e para o paciente

Onde é possível atender com o consultório odontológico portátil

A possibilidade de ampliação da atuação é um dos principais benefícios do consultório odontológico portátil.

Com essa estrutura compacta e ao mesmo tempo completa, o profissional dentista consegue atender vários públicos, nos mais diferentes locais.

Confira alguns deles:

  • Atendimento home care, para idosos, acamados, pacientes com necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção
  • Atendimento domiciliar, para pacientes com dificuldades de locomoção, pelos mais diferentes motivos. Inclusive mães que têm a jornada atribulada ou pessoas que têm fobia do ambiente do consultório odontológico, por exemplo

Odontofobia: Por que o medo do dentista e como superar essa situação

  • Leitos hospitalares
  • Creches e escolas
  • Atendimento social em comunidades, igrejas, hospitais Organizações Não Governamentais (ONGs), para atender pessoas carentes que não tem acesso à odontologia
  • Escritórios, para atender empresários que não têm tempo para se deslocar até o consultório odontológico
  • Empresas, por meio de parcerias que visam o atendimento dos próprios colaboradores
  • Asilos
  • Áreas de difícil acesso, como aldeias indígenas, barcos, etc.
  • Atletas em centros esportivos
  • Prefeituras
  • SPA e clínica de estética
  • Eventos, como corporativos, dia da noiva, spa day, entre outros
  • Zona rural, para atender trabalhadores com dificuldade de acesso
  • PetCare, para atendimentos odontológicos veterinários
  • Entre outros

As vantagens do consultório odontológico portátil

Consultório odontológico portátil

Formato vem chamando atenção de profissionais dentistas por conta da série de vantagens que oferece, como baixo investimento e otimização do tempo

Conforme já mencionado, o consultório odontológico portátil reúne uma série de vantagens não apenas para o paciente, mas também para o profissional.

Confira alguns dos benefícios que este formato garante aos cirurgiões-dentistas:

  • Mobilidade e praticidade: além de ser uma estrutura de fácil locomoção, ela permite que o profissional dentista monte seu consultório em qualquer hora e lugar. E, ainda, trabalhe em pequenos espaços que não tenham tanta infraestrutura.
  • Baixo custo: por mais que não seja muito barato estruturar um consultório odontológico portátil, seu custo ainda é inferior à estrutura tradicional. Isso porque ele reduz significativamente as despesas fixas com aluguel, condomínio, IPTU, água, energia, internet, entre outras.
  • Mais possibilidades de ganhos: como o paciente passa a ter muito mais comodidade e conforto ao ser atendido no conforto da sua casa ou empresa, a hora clínica também passa a valer mais. Além disso, alguns profissionais também passam a cobrar por hora, já incluindo os gastos com deslocamento, materiais utilizados, etc.
  • Otimização do tempo: com o consultório odontológico portátil, o profissional não precisa mais ficar aquele tempo ocioso na clínica esperando o paciente chegar. Ele pode organizar sua rotina, de forma que as consultas do dia aconteçam em regiões próximas, ou até mesmo aproveite o intervalo para resolver alguma demanda pessoal ou profissional, como ir ao banco, por exemplo.
  • Atendimento diversificado e dinâmico: além de possibilitar que o cirurgião-dentista saia da monotonia do consultório fixo e amplie sua atuação, essa estrutura permite que o profissional atue nos mais diferentes ambientes e com os mais diferentes públicos.

Planejamento em primeiro lugar

Mas é importante destacar que, para usufruir dessas e outras vantagens, o profissional dentista não pode abrir mão de planejar toda sua atuação.

O que significa, em primeiro lugar, definir os locais que pretende atender: se irá priorizar uma região ou se realizará atendimentos de longa distância também.

Além de definir as restrições relacionadas à localidade dos atendimentos, é importante pensar nos custos envolvidos, seja com combustível, manutenção do automóvel, pedágio, etc.

Assim fica mais fácil definir o valor da consulta e se o profissional irá cobrar por hora trabalhada ou atendimento.

Saiba mais sobre gestão financeira para dentistas

É preciso ter definido também quais serviços serão oferecidos por meio do consultório odontológico portátil.

Bem como escolher um equipamento de qualidade e certificado pela ANVISA e Ministério da Saúde.

Com tudo isso no papel, é hora de investir na divulgação, sobretudo nas redes sociais, para anunciar as características e diferenciais do seu serviço e atrair o interesse da clientela.

Marketing odontológico: O que saber para entrar na rede do jeito certo

Dentista pode postar antes e depois?

Uma boa alternativa para quem está começando é firmar parcerias com empresas, escolas, prefeituras, etc.

Tudo sobre captação de clientes na odontologia

Vale a pena, ainda, investir em um sistema de confirmação de consulta para não correr o risco de se deslocar e perder viagem.

As vantagens dos softwares para dentistas

Além de se organizar nas vésperas dos atendimentos para deixar todo material higienizado e esterilizado. Ou apenas deixar todos os itens separados, se optar pelos descartáveis.

E, assim, oferecer um atendimento seguro e de qualidade por meio do consultório odontológico portátil.

Você também vai gostar de ler