O preenchimento de mento resolve problemas do queixo sem a necessidade de cirurgia

preenchimento de mento

19/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Queixo protuberante ou retraído tem forte impacto na simetria do rosto. Antes, esses problemas só podiam ser resolvidos com plástica, ou seja, por meio de cirurgia invasiva, anestesia e interação. Felizmente, hoje, essa situação pode ser resolvida graças à técnica de preenchimento de mento.

O mento é a parte inferior e média da face, logo abaixo do lábio inferior, que dá forma ao queixo. O preenchimento de mento é uma das técnicas que fazem parte da Harmonização Orofacial. Proporciona resultados imediatos, remodelando o queixo e trazendo um novo contorno ao rosto.

Em outras palavras, a técnica traz a possibilidade de corrigir imperfeições e recuperar a simetria facial sem precisar se submeter à cirurgia plástica, seus altos custos e pós-operatório.

São os benefícios de uma nova era, quando ciência e tecnologia andam de mãos dadas em prol de melhor qualidade de vida para todos. Isso mesmo, a correção dos problemas do mento não traz só beleza, mas eleva a autoestima e proporciona sensações de autoconfiança e felicidade ao indivíduo.

Então, vamos descobrir tudo sobre o preenchimento de mento, suas indicações, benefícios, contraindicações e muito mais! Acompanhe.

preenchimento de mento

O que é o preenchimento de mento

O ácido hialurônico

Para quem o preenchimento de mento é indicado

Quem não pode fazer o preenchimento de mento

Efeitos colaterais do ácido hialurônico

Efeitos colaterais tardios

Como é realizado o preenchimento de mento

Resultado imediatos

O que é retrognatismo

O que é prognatismo

Harmonização Orofacial

O que é o preenchimento de mento

O preenchimento de mento ou de queixo, como também é conhecido, é um procedimento que tem como objetivo corrigir as imperfeições do queixo, harmonizando-o com a face.

O procedimento contribui para uma aparência mais simétrica e harmônica, trazendo mais beleza e um ar rejuvenescido para o paciente.

Além destes benefícios, uma melhor definição e alongamento do queixo, a melhora do formato, o equilíbrio e a valorização da face como um todo também podem ser citados como resultados do procedimento.

A remodelação do queixo proporciona um resultado natural. Além disso, é rápida, durando cerca de 15 minutos, praticamente indolor e realizada no consultório do cirurgião-dentista, sem necessidade de internação, cortes ou fraturas.

Seus efeitos duram cerca de um a dois anos, variando de organismo para organismo. Geralmente, o profissional utiliza o ácido hialurônico para o preenchimento de mento.

O ácido hialurônico

Este ativo, bastante utilizado em procedimentos e produtos estéticos, é um biopolímero formado pelo ácido glucurônico e a N-acetilglicosamina. O ácido hialurônico é produzido pelo organismo e está presente no líquido sinovial, no humor vítreo e no tecido conjuntivo colágeno.

Possui textura viscosa e é uma importante glicosaminoglicana na constituição da articulação. Logo, por reunir estas características, constitui-se em uma opção segura, mesmo quando fabricado artificialmente. Sobretudo, porque apresenta mínimas chances de rejeição, uma vez que não é entendido pelo organismo como um corpo estranho.

Conheça toda a aplicabilidade do ácido hialurônico em procedimentos de Harmozinação Orofacial.

Para quem o preenchimento de mento é indicado

preenchimento de mento

Este procedimento tem tido cada vez mais procura nos consultórios dos cirurgiões-dentistas que fazem Harmonização Orofacial.

Praticamente, pode-se dizer que o preenchimento de mento pode ser uma alternativa à cirurgia plástica para quem busca melhorar a simetria e a harmonia facial.

Ou, ainda, para aqueles que sofrem de algum problema no queixo, como o retrognatismo. Sendo assim, o preenchimento de mento se estabelece como uma solução rápida, eficaz, segura e praticamente indolor para estas pessoas.

Queixo torto também é tratado pelo dentista.

Quem não pode fazer o preenchimento de mento

O preenchimento de mento é um sucesso, entretanto, há contraindicações. Sendo assim, o procedimento não deve ser feito por pessoas alérgicas ao ácido hialurônico nem por pacientes gestantes, com doenças crônicas autoimunes e imunodepressão, pois pode gerar inúmeros efeitos colaterais.

Além de ocorrerem por efeito da substância em si, os efeitos colaterais podem aparecer, ainda, por falta de experiência ou técnica incorreta de aplicação.

Por isso, a importância de realizar estes procedimentos com profissionais capacitados, como os cirurgiões-dentistas.

O que é a cirugia ortognática?

Efeitos colaterais do ácido hialurônico  

Os efeitos colaterais são variados e podem surgir precocemente ou tardiamente. Conheça-os:

  • Inchaço e vermelhidão: É um efeito colateral muito comum e que, geralmente, aparece logo após o procedimento. Sobretudo, devido à inflamação local e pela característica associado à substância de atração da água. Não é um efeito que requer preocupações exacerbadas. Pode ser amenizado com compressas de gelo e, comumente, desaparece em até dois dias.
  • Manchas e hematomas: Geralmente, aparecem devido ao extravasamento de sangue, decorrente da perfuração de pequenos vasos no local de aplicação do ácido. Também é um efeito imediato e que não deve causar preocupação, pois tende a desaparecer em até dez dias, além de não interferir no resultado final.
  • Necrose: Sua ocorrência é rara, porém, causa dor quando acontece. É um efeito colateral classificado como precoce e responsável por palidez e um tom cinza-azulado na região afetada.
  • Infecção: Outro efeito colateral raro e precoce, a infecção é mais provável de ocorrer por contaminação do produto ou por falta de assepsia e higienização adequada da pele.
  • Nódulos: Estes se manifestam a curto ou médio prazo e ocorrem, geralmente, devido à má técnica de aplicação. Podem produzir uma coloração azulada na pele. Se isso acontecer, o paciente deve fazer massagem local. Contudo, desaparece espontaneamente.

Efeitos colaterais tardios

  • Granulomas: São efeitos tardios, os quais aparecem de seis a 24 meses após o procedimento. Podem ser apalpados no trajeto de aplicação do ácido, mas, não causam dor. Podem surgir em decorrência de impurezas no processo de produção do ácido e não pela sensibilidade ao ativo em si.
  • Reações alérgicas: Ocorrência rara e também considerada tardia, pode manifestar-se de três a sete dias após o preenchimento de mento com o ácido hialurônico. Apresenta-se como inchaço, vermelhidão e congestão sanguínea no trajeto das aplicações.
  • Cicatriz hipertrófica: Aparece no loca da picada, tardiamente. Contudo, a literatura só tem registro dessa ocorrência em pacientes com histórico de queloide.

Como é realizado o preenchimento de mento  

O preenchimento de mento é realizado de forma simples e rápida, uma vez que dispensa qualquer tipo de preparo. Primeiramente, o cirurgião-dentista irá delimitar a região de aplicação do ácido hialurônico, fazendo, assim, uma marcação.

Feito isso, aplica-se a pomada anestésica, aguardando cerca de dez a trinta minutos para que esta faça efeito. A pomada é garantia de conforto e segurança para o paciente.

Depois, é realizada a aplicação do ácido hialurônico na área delimitada. Esta aplicação dura cerca de quinze minutos, dependo do volume de ácido a ser injetado.

Finalizada a sessão, o paciente pode seguir com suas atividades rotineiras normalmente. Todavia, deve-se evitar exposição solar e exercícios físicos por uma semana. Também, recomenda-se evitar o uso de maquiagem por 24 horas, assim como frequentar locais como saunas e spas no mesmo período.

preenchimento de mento

Resultado imediatos

Uma das grandes vantagens do preenchimento de mento é que os resultados são imediatos e já podem ser percebidos ao final da sessão.

Claro, há de se resguardar que estarão melhor visíveis de dois a três dias após a sessão, quando o inchaço e eventuais efeitos colaterais, como a vermelhidão, diminuem.

Entretanto, o resultado definitivo, como todo o seu esplendor,  poderá ser visto em quatro semanas, quando os possíveis inchaços e edemas desaparecem por completo.

Os resultados costumam ser bastante naturais, visto que a anatomia do queixo não é alterada de forma drástica.

O que é retrognatismo

Queixo projetado para frente ou para trás podem ser amenizados com preenchimento de mento

Como foi dito, um dos problemas do queixo que podem ser consertados ou amenizados pela técnica de preenchimento de mento é o retrognatismo.

O retrognatismo é caracterizado por um crescimento ósseo insuficiente, o que deixa o queixo com um ar retraído ou afundado. Entretanto, em casos muito severos, pode ser necessário uma mentoplastia, ou seja, cirurgia plástica do queixo.

Tudo o que você precisa saber sobre a mentoplastia.

O que é prognatismo

O prognatismo, por sua vez, é o contrário do retrognatismo. Na Odontologia, é chamado de má oclusão de Classe III. É caracterizada como uma condição em que a mandíbula e os dentes inferiores se projetam para a frente dos superiores.

Sendo assim, o tratamento com o preenchimento pode ajudar bastante. Mas, pode ser que o paciente necessite de um conjunto de ações para tratar o prognatismo. Tais como, o uso de aparelho ortodôntico e de cirurgia ortognática, ou seja, dos ossos maxilares.

Soluções definitivas para o queixo proeminente.

Harmonização Orofacial

O preenchimento do mento é uma das técnicas utilizadas pela Harmonização Orofacial. Logo, a Harmonização Orofacial pode ser explicada como um conjunto de técnicas que visam harmonizar o sorriso e os traços do rosto, trazendo proporções mais simétricas para o paciente.

Sendo assim, a técnica encampa uma série de procedimentos utilizados para promover o equilíbrio estético e funcional da face, além do preenchimento de mento.

Logo, é indicada para quem busca correção de estética e funcionalidade de dentes, gengiva, lábios, mandíbula, maxilar, entre outros, sempre considerando a estrutura facial de cada indivíduo.

Conheça alguns outros procedimentos a Harmonização Orofacial feitos com ácido hialurônico, além do preenchimento do mento.

  • Preenchimento Labial: Dá volume e definição ao contorno dos lábios
  • Peenchimento Malar: Dá volume para as maçãs do rosto
  • Preenchimento Nasolabial: Elimina ou minimiza rugas da área do nariz e da boca
  • Rinomodelação: Corrige irregularidades do nariz
  • Preenchimento do maxilar: Trabalha no contorno dos traços do maxilar

Conheça a fundo a Harmonização Orofacial, suas técncias e benefícios.

Você também vai gostar de ler