Clareamento dos dentes: Com qual frequência pode ser repetido?

22/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

Dentes branquinhos dão um upgrade em qualquer visual, pois deixam o sorriso mais bonito e com ar de dentes bem cuidados. Por isso, é legal manter o clareamento dos dentes sempre em dia. Mas, você sabe com qual frequência pode ser repetido o clareamento dental?

Para início de conversa, há alguns tipos de clareamento que podem ser feitos. Então, primeiro, é preciso conhecer cada um deles para saber quanto tempo duram e em quanto podem ser realizados novamente.

Afinal, os processos de clareamento podem envolver algum desgaste do esmalte e esta frequência deve ser observada a fim de evitar danos.

Se esta dúvida é a sua, leia o texto até o final e fique por dentro.

  • O que é o clareamento dos dentes?
  • Quais são os tipos de clareamento dos dentes?
  • Clareamento dos dentes no consultório odontológico
  • Clareamento feito em casa
  • Combinando os tipos de clareamento
  • Clareamento interno e externo
  • Com qual frequência posso repetir o clareamento dental?
  • Sensibilidade e outros problemas do clareamento
  • Inflamação da polpa
  • Mitos e verdades sobre o clareamento dos dentes
  • Agentes clareadores

clareamento dental

O que é o clareamento dos dentes?

O clareamento dental é uma técnica usada para deixar os dentes mais brancos e livres de manchas. Contudo, obtém-se esses resultados por meio de produtos à base de peróxido de hidrogênio. Assim, quando em contato com o esmalte dos dentes, o peróxido de hidrogênio quebra as moléculas pigmentadas, transformando-as em moléculas menores e deixando os dentes mais claros.

Antibióticos podem manchar os dentes?

Quais são os tipos de clareamento dos dentes?

Sendo assim, o sonho de um sorriso arrebatador é possível e pouco invasivo. Existem três tipos de clareamento dental oferecidos. O primeiro é feito com um dentista, em consultório. Também, pode ser feito com o uso de uma moldeira, em casa mesmo, sendo chamado de clareamento caseiro.

Ou, ainda, o dentista poderá lhe indicar uma combinação das duas primeiras formas de deixar os dentes branquinhos. Está vendo? Dar uma levantada na autoestima é muito fácil.

Entretanto, é importante que o dentista indique o melhor e mais adequado tipo de clareamento para você, pois a escolha correta é fundamental para o bom resultado do tratamento.

Consequentemente, a feitura correta do procedimento, obedecendo ao tempo exigido para a ação dos agentes clareadores, vai determinar a durabilidade e a eficácia do clareamento. Então, vamos conhecer melhor cada um desses tipos de clareamento?

Todos os tipos de clareamento dental.

Clareamento dos dentes no consultório odontológico

Se o tipo de clareamento indicado para você foi a de fazê-lo no consultório do dentista, as coisas vão funcionar assim: o gel clareador é aplicado nos dentes e ativado por um laser ou uma luz LED. Neste caso, são necessárias, em média, três sessões para a finalização do procedimento e a obtenção dos resultados desejados.

Ainda, no consultório, é possível que o clareamento dental seja feito por meio de um laser terapêutico. Assim, esta opção reduz as chances de reações inflamatórias e traz uma menor sensibilidade dentária aos pacientes.

Este tipo de clareamento tem duração estimada de um a três anos. Entretanto, pode receber um tratamento de retoque antes de perder todo o efeito. O retoque usa menos gel. Logo, é bem mais rápido do que o procedimento inicial.

clareamento dental

Clareamento feito em casa

Já o clareamento caseiro funciona assim: O profissional prepara uma moldeira de silicone feita sob medida para o paciente e uma bisnaga de gel clareador para ser aplicado em casa, da forma que for mais conveniente.

Ou seja, antes de dormir ou em intervalos entre as refeições obedecendo a uma certa quantidade de horas. Como a moldeira é feita sob medida, ela se encaixa perfeitamente aos dentes. Nela, é aplicado o gel clareador. O tratamento quando feito em casa pode durar até três semanas.

Atualmente, alguns métodos e produtos clareadores podem ser encontrados à venda no mercado. Entretanto, não se aconselha fazer uso destes produtos sem a orientação e supervisão de um dentista.

O gel clareador é um produto que exige cuidado, pois pode ser demasiadamente abrasivo para esmalte e gengiva, danificando-os. Além do mais, muitos dos produtos anunciados são ineficientes, como o bicabornato de sódio ou a água oxigenada. Os efeitos do clareamento caseiro podem durar até três anos.

Conheça todos os detalhes do clareamento caseiro.

Combinando os tipos de clareamento

A combinação entre o clareamento feito em consultório e em casa pode ser a opção indicada para quem quer rapidez no procedimento. Nesse caso, tanto o laser ou a luz LED quanto a moldeira são utilizados para acelerar o processo, ao mesmo tempo em que garantem o sucesso e a satisfação esperada com o clareamento.

Clareamento interno e externo

O clareamento dental geralmente é feito por fora do dente por meio das técnicas apresentadas, aqui, anteriormente. Mas, às vezes, há a necessidade de se realizar o clareamento interno de algum dente. Geralmente, esse clareamento é feito em dentes que passaram por canal.

Logo, isso ocorre quando há um escurecimento causado por uma hemorragia interna ou pela necrose da polpa do dente. Sendo assim, é necessário fazer o clareamento interno, por meio da aplicação dos agentes clareadores dentro do dente. Esse procedimento só pode ser realizado pelo dentista.

O clareamento interno é mais demorado que o clareamento externo que, realizado em consultório leva em média três sessões. Nesse caso, poderão ser necessárias até dez sessões. Em situações de impregnação por iodo ou cimentos antigos de obturações, o tratamento poderá durar até mais tempo.

Conheça os alimentos que escurecem os dentes e devem ser evitados durante o tratamento de clareamento dental.

Com qual frequência posso repetir o clareamento dental?

Agora, que você já sabe a média de duração desses clareamentos, podemos falar da frequência de repetição do procedimento. Vimos que, em geral, os efeitos do clareamento, tanto caseiro quanto feito com o dentista ou misto, podem durar até três anos.

Embora a indicação para a repetição do procedimento seja subjetiva e deve considerar os resultados individuais de cada paciente, pode-se renovar o clareamento a partir do segundo ano.

Os retoques são feitos antes dos efeitos do clareamento acabarem de uma vez por todas. Logo, requisitam menos produto e menos tempo para retomarem os efeitos iniciais.

Sendo assim, a utilização dos clareamentos que utilizam baixa concentração de gel, podem ser repetidos até duas vezes ao ano, sem riscos às superfícies dentárias ou problemas com reabsorção dentária. Mas, atenção! Deve-se respeitar todas as indicações e contraindicações das técnicas.

O clareamento, quanto realizado com baixas concentrações de géis, ou seja, de agentes clareadores, não fazem mal aos dentes. Logo, a técnica caseira é a considerada a mais segura.

clareamento dental

Sensibilidade e outros problemas do clareamento

Um dos principais incômodos do clareamento é a sensibilidade momentânea durante o tratamento. Segundo pesquisas científicas, cerca de 70% das pessoas que fazem o clareamento apresentam sensibilidade.

Contudo, ela deve passar ao final do tratamento, sendo considerados muito raros os casos que perduram e precisam de tratamento odontológico adequado.

Além disso, relata-se, ainda, certos danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites. Algumas vezes, estes problemas podem ser irreversíveis. Mas, vale dizer, eles somente surgirão se houver falhas na escolha das técnicas e no levantamento das condições clínicas iniciais do paciente.

Portanto, nunca se arrisque com um profissional que não conheça. Conte sempre com a orientação de um dentista de sua confiança e comprovadamente qualificado.

Abaixo, uma lista das principais ocorrências durante o procedimento de clareamento:

  • Sangramento gengival
  • Agudização de gengivites e periodontites
  • Queimaduras superficiais
  • Dor e sensibilidade dentinária
  • Modificações permanentes no esmalte dentário
  •  Irritação inflamatória da polpa
  • Aparecimento de manchas superficiais

Inflamação da polpa

Dentre os motivos acima, a inflamação da polpa é a que exige maior atenção e preocupação. A polpa dentária ocupa a cavidade central dos dentes e também os canais radiculares.

Na polpa estão os vasos sanguíneos e nervos, dentre outras estruturas, isolados e protegidos do meio externo pelo esmalte e pela dentina. Apesar destas últimas serem estruturas rígidas e relativamente espessas, se utilizadas altas concentrações de agentes clareadores, eles poderão romper estas barreiras naturais dos dentes e atingir a polpa dentária, causando irritação.

Todavia, os riscos para a irritação pulpar inflamatória são maiores nas técnicas realizadas em consultório odontológico, quando as concentrações de géis são maiores. Logo, quando associadas com o calor produzido pelo LED ou pelo laser, os riscos se elevam.

Sendo assim, como resultado da irritação pulpar, tem-se a sensibilidade dentinária e, ainda pior, a dor constante e pulsátil. Logo, instala-se um grande problema, uma vez que este só poderá ser resolvido com tratamento de canal.

O que você precisa saber sobre tratamento de canal.

Mitos e verdades sobre o clareamento dos dentes

Para finalizar este artigo, trazemos alguns mitos e verdades sobre o clareamento dental. Confira!

  • Clareamento dental enfraquece os dentes: Mito
  • Adolescentes que não atingiram a maturidade dental não devem fazer o tratamento: Verdade
  • Grávidas podem fazer clareamento: Verdade, pois não há restrição explícita. Mas, geralmente, não é recomendado.
  • Não posso ingerir alimentos escuros: Verdade
  • Clareamento caseiro é o mais eficiente: Verdade

Agentes clareadores

Os géis clareadores, chamados de agentes, utilizados na técnica caseira estão disponíveis em concentrações diferentes. Logo, isso se dá porque dentes e gengivas respondem de formas diferentes à ação adstringente destes produtos.

Com isso, o objetivo destas diferenças de concentração é permitir ao dentista regular a sensibilidade e agressão às gengivas através das dosagens da substância.

Embora as pesquisas científicas apontem a necessidade para o aumento das aplicações do produto em concentrações menores, elas não são conclusivas, ainda. Logo, o que se sabe até o momento, é que o clareamento dentário caseiro com géis em baixa concentração do agente clareador exigem dias adicionais para que o tratamento proporcione resultados satisfatórios.

Você também vai gostar de ler