Botox na boca promove lábios sem rugas, mais jovens e bonitos

22/04/2021 | Por: Odonto Busca Redação

O Botox é um dos ativos mais utilizados na Harmonização Orofacial. A toxina botulínica, que é o Botox, tem inúmeras aplicabilidades na face. Inclusive, uma de suas finalidades mais procuradas é para dar volume aos lábios. Por isso, esse artigo traz tudo sobre Botox na boca, suas indicações, contraindicações, como é feito e muito mais.

Se você é uma das pessoas que está considerando a possibilidade de desfilar por aí com lábios mais carnudos, à la Angelina Jolie, ou se simplesmente quer dar uma melhorada sutil, você precisa ler esse artigo. Vamos lá!

  • O que é o Botox
  • Como funciona o Botox na boca?
  • Indicações do Botox na boca
  • Botox na boca para lábios mais volumosos
  • Correção do sorriso que mostra muito a gengiva
  • Botox na boca contra as rugas
  • Reações adversas e efeitos colaterais
  • Quem não pode fazer aplicação de Botox na boca
  • Contraindicações do Botox na boca
  • Preenchimento labial

O que é o Botoxbotox na boca

O Botox é o nome comercial da toxina botulínica, que é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria anaeróbica é a mesma que provoca o botulismo, uma doença atualmente rara, que resulta da ingestão dos esporos da bactéria por meio de alimentos.

Mas, a Clostridium botulinum, em condições apropriadas à sua reprodução, produz sete sorotipos diferentes de toxina, dos quais o sorotipo A é o mais potente. Esta substância promove o relaxamento da musculatura do local onde é aplicado e, por isso, tem grande resolutividade no tratamento para amenizar linhas de expressão.

Como funciona o Botox na boca?

Acima, falamos que a substância promove o relaxamento muscular. Esse processo se dá porque a toxina botulínica afeta o sistema nervoso, interrompendo parte da sinalização nervosa que estimula a contração dos músculos. Sendo assim, ocorre uma paralisia muscular temporária, ou seja, o relaxamento.

Esta interrupção se dá porque o Botox impede a liberação de acetilcolina, uma espécie de mensageiro químico que possibilita a contração das células musculares. Logo, os músculos que recebem as injeções de Botox se contraem menos e se tornam menos rígidos.

Por isso que quando aplicado na boca, por exemplo, tem a capacidade de reduzir os vincos e as linhas de expressão dos lábios. Efeito estes que contribuem para uma aparência mais jovem.

A partir das primeiras 24 horas após a aplicação do Botox já é possível ver os seus efeitos. Estes poderão perdurar no organismo por até 12 meses. Entretanto, a variação pode ser de 3 meses a um ano, a depender da quantidade de produto aplicado. Para preservar os resultados, é necessário fazer a reaplicação do Botox após este período.

Conheça outras aplicações do Botox na Odontologia.

Indicações do Botox na boca

O Botox na boca é indicado para remodelar os lábios e dar volume. Geralmente, é uma opção para pessoas com lábios muito finos e inexpressivos ou para aquelas pessoas que gostam de um volume a mais.

Também, é muito utilizado para suavizar ou remover linhas de expressão nos cantos da boca, minimizar vincos no lábio superior e inferior e, ainda, para elevar os cantos da boca. Intervenções estas que resultam em uma aparência mais jovial.

Conseguiu a boca dos seus sonhos? Não se esqueça do queixo  para um resultado final ainda mais arrebatador. 

Mais: A linha mandibular e sua importância para um rosto simétrico e marcante.

Outra indicação do Botox na boca é para corrigir o sorriso que mostra muito as gengivas. Sendo assim, acaba sendo uma alternativa não-cirúrgica para a gengivoplastia.  Uma vez que, o procedimento de aplicação do Botox é muito simples e não requer anestesia e nenhum tipo de preparo.

Apesar disso, o procedimento não deve ser realizado por qualquer profissional. É necessário que seja um profissional qualificado e autorizado, como o cirurgião-dentista. Isso porque existem cerca de 43 músculos no rosto e saber o que se está fazendo é imprescindível para evitar resultados ruins.

A aplicação do Botox na boca, independentemente do tipo de efeito desejado, dura, em média, 15 minutos. Portanto, é rápido, simples, não requer internação e permite que a pessoa já saia do consultório diretamente para os seus afazeres diários. Entenda, abaixo, como funciona os efeitos do Botox na boca para cada indicação.

Botox na boca

Botox na boca para lábios mais volumosos

Depois que a atriz hollywoodiana Angelina Jolie ganhou atenção mundial em meados da década de 1990, os lábios volumosos e carnudos viraram o sonho de consumo de mulheres de todo o mundo. Graças ao Botox, qualquer uma pode ter a boca com a mesma aparência do que a da diva.

A toxina botulínica faz os lábios parecerem maiores e mais volumosos do que realmente são. Para obter esse efeito, o cirurgião-dentista aplica a substância na parte superior médio do lábio superior.

O Botox faz os músculos dessa região relaxaram, de forma que se curvam para a cima, alongando o lábio sem precisar adicionar volume por meio de outras técnicas. Uma destas técnicas é o preenchimento labial. Outro procedimento que também faz parte da Harmonização Orofacial.

Conheça todos os procedimentos a Harmonização Orofacial. 

Correção do sorriso que mostra muito a gengiva

Uma situação que incomoda muitos pacientes no consultório do dentista é o excesso de gengiva ao sorrir. Além da gengivoplastia, cirurgia que corrige esse problema, o sorriso pode ser corrigido, em alguns casos, com a aplicação do Botox na boca.

Sendo assim, aplica-se a injeção na região em forma de “V” que temos na parte central do lábio superior, também chamada de arco do cupido. Nesta região, está o músculo orbicular da boca, ou seja, aquele que atua toda vez que você enruga os lábios. Com a ação promovida pelo Botox, que é a de relaxamento do músculo, ao sorrir, os lábios encobrirão mais a gengiva.

Uma forma de corrigir a gengiva em excesso é a gengivoplastia. 

Botox na boca contra as rugas

botox na boca

Rugas, vincos e linhas de expressão são resultados diretos do passar do tempo. Quem não tem, ainda vai ter! Mas, ninguém precisa conviver com eles! Sobretudo, mulheres que adoram maquiagem e batom sabem muito bem o quanto as ruguinhas labiais estragam o look.

A maquiagem pode escorrer por entre os vincos, fazendo com que o cosmético, ao invés de valorizar a beleza natural de cada um, acabe ressaltando o que não está mais tão bom.

Por isso, muitas pessoas buscam eliminar ou amenizar rugas, vincos e linhas de expressão colocando Botox na boca. O procedimento é muito eficiente nestes casos. Inclusive, para pessoas jovens que já apresentem algumas linhas, ainda que suaves.

Sendo assim, a aplicação é recomendada de forma preventiva. Às vezes, quando a pessoa deixa para fazer a aplicação somente quando as marcas estão muito profundasnão é possível eliminar as rugas, apenas amenizá-las. Agindo preventivamente, isso não acontece.

O Botox e sua contribuição para além da estética.

Reações adversas e efeitos colaterais

É natural que o procedimento cause algum tipo de efeito colateral. Afinal, no caso do Botox, um elemento estranho é injetado dentro do organismo. Sendo assim, os adeptos da técnica podem apresentar alguns efeitos. A maioria inofensiva e passageira.

Dentre eles, estão: Dormência no local da injeção, dor de cabeça, hematomas no local da injeção, Inchaço temporário, sensibilidade e até mesmo náuseas.

Por sua vez, as reações adversas podem ser mais sérias. Ainda assim, são consideradas de ocorrência rara. São elas: Fraqueza muscular geral, dificuldade para falar, dificuldade para respirar, distúrbios visuais e dificuldade para engolir.

Além dos efeitos colaterais e das reações adversas citadas acima, o Botox na boca pode ocasionar, ainda, algumas dificuldades. Por exemplo: Pode ficar difícil assobiar, usar canudinhos e até mesmo beijar!

lábios

Isso acontece por causa do efeito inerente ao produto, que é o relaxamento dos músculos. O enfraquecimento muscular pode afetar, ainda, a fala e a dicção além de fazer a pessoa morder os lábios com frequência. Felizmente, seus efeitos são reversíveis uma vez que o Botox tem duração limitada no organismo.

Vale dizer que estes efeitos podem ocorrer se a quantidade de Botox for aplicada em grande quantidade em uma única região da boca. Em alguns casos raros, registrados pela literatura, o tratamento estético com Botox pode falhar por causa da ação de anticorpos que combatem a toxina.

Mais uma vez, reforçamos a importância de fazer o procedimento com um cirurgião-dentista, que é um profissional gabaritado para realizar com maestria o procedimento e grande conhecedor da anatomia da boca.

Contraindicações do Botox na boca

Não é recomendado que a aplicação de Botox na boca seja feita por grávidas ou mulheres que desejam engravidar durante o período em que duram os efeitos do produto no organismo.

Orienta-se, ainda, que as pessoas que se submeteram as aplicações de Botox na boca evitem esfregar a área onde a injeção foi aplicada. O produto pode se espalhar por regiões próximas e fazer com que outros músculos sofram os efeitos do relaxamento.

Caso alguém faça isso acidentalmente, poderá sentir uma fraqueza facial temporária ou, ainda, uma leve queda em alguns músculos do rosto.

Contudo, procurar um bom profissional para fazer as aplicações é importante não só para evitar efeitos colaterais, como também para ter um efeito mais natural e evitar danos à sua saúde causados pela má aplicação ou pelo uso de doses inadequadas de Botox.

Preenchimento labial

Outro procedimento bastante procurado na busca por lábios mais bonitos, jovens e simétricos é a preenchimento labial. Por sua vez, o preenchimento labial é realizado com o ácido hialurônico.

Este ácido é produzido pelo corpo humano e, mesmo que o aplicado seja sintético, ele tem pouquíssimas chances de ser rejeitado pelo organismo.

Saiba mais sobre as vantagens do preenchimento labial.

 

Você também vai gostar de ler