Emergência odontológica: O que fazer?

05/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

A gente sabe que acidentes ou situações de emergência podem acontecer a qualquer momento. Mas, parece nunca estarmos preparados para elas. Sempre quando elas ocorrem a sensação é de não saber como agir. O mesmo vale para a emergência odontológica.

Para começar, é preciso entender o que é considerado uma emergência odontológica e a diferença para uma urgência. Algumas atitudes podem garantir o sucesso de cirurgias pós-traumas em situação de emergência.

Esse artigo tem o propósito de esclarecer estas e outras dúvidas sobre a emergência odontológica. Acompanhe até o final e fique por dentro de tudo.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

O que é uma emergência odontológica?

O que fazer durante uma situação de emergência odontológica

Como é realizado o atendimento na emergência odontológica

Aonde ir em casos de emergência

Saiba a diferença entre emergência e urgência odontológica

Faça a coisa certa

Dentes fraturados

Dor de dente

Sangramentos

Objetos entre os dentes

Perda de dente permanente

Cortes na boca

emergência odontológica

O que é uma emergência odontológica?

Para começar bem esse artigo, primeiro, é necessário entender o que é uma emergência odontológica. Ela é considerada toda situação de sofrimento, dor ou desconforto que tenha origem na boca, seja nos dentes, nas gengivas, na bochecha, na língua ou nos ossos da região.

  • Situações que envolvam os fatos abaixo são consideradas uma emergência odontológica:
  • Mordida ou trauma nos lábios, na língua ou nas bochechas
  • Dor de dente intensa de início súbito
  • Abscessos dentários
  • Descolamento de coroa
  • Dor na gengiva
  • Perda de dentes
  • Fratura de dentes
  • Objetos presos entre os dentes
  • Qualquer trauma na região da boca

emergência odontológica

O que fazer durante uma situação de emergência odontológica

Algumas atitudes podem garantir o sucesso do socorro a pessoa com alguma emergência odontológica. A primeira delas é, sem dúvida, manter a calma e não agir precipitadamente.

Assim que identificar a emergência e antes de seguir para o local de atendimento odontológico, tome as seguintes atitudes:

  • Enxágue a boca com água morna
  • Tente remover qualquer objeto preso entre os dentes com o fio dental, delicadamente. Mas, caso isso não resolva o problema, pare e não tente usar nenhum tipo de objeto pontiagudo ou cortante
  • Aplique pressão direta sobre qualquer foco de sangramento com um pano limpo
  • Nos casos de fraturas ou de queda de dentes, enxague o dente com água morna para retirar sujeiras, mas não esfregue a região da raiz do dente
  • Se ocorrer a queda de um dente de leite, armazene o dente em um pote com leite, soro fisiológico ou saliva da pessoa que se acidentou e leve-o para o local de atendimento. Nunca tente encaixar o dente de leite de volta na gengiva pois isso pode danificar o dente permanente que se encontra logo embaixo
  • Em caso de queda de um dente permanente, tente encaixar o dente de volta no local da gengiva e procure atendimento imediatamente
  • Faça compressas frias na face para reduzir a dor e o inchaço
  • Não faça compressas quentes ou frias diretamente na gengiva ou nos dentes
  • Não aplique qualquer medicamento ou pomada nos dentes e nas gengivas. Deixe a medicação para o dentista
  • Evite qualquer tratamento caseiro
  • Seja rápido ao procurar um atendimento odontológico. Aja imediatamente

emergência odontológica

Como é realizado o atendimento na emergência odontológica

Ao chegar ao local de atendimento, a pessoa em situação de emergência será examinada em uma consulta rápida, cujo principal objetivo é avaliar o local da lesão e sua real situação.

Somente depois desse passo, o dentista irá criar um plano de atendimento e decidir se é necessário realizar exames radiográficos antes de fazer qualquer outra coisa.

Sendo assim, o profissional dará prosseguimento ao plano, realizando os procedimentos necessário para o bom atendimento da emergência odontológica.

Por que fazer uma radiografia panorâmica dentária? 

Dentre os procedimentos mais comuns durante as emergências odontológicas, estão:

  • Substituição de coroas
  • Reimplantes dentários
  • Controle de sangramentos
  • Extrações de dentes
  • Sutura de cortes
  • Drenagem de infecções
  • Retirada de objetos presos entre os dentes

emergência odontológica

Aonde ir em casos de emergência

Este tipo de atendimento é realizado em centros de saúde equipados com pronto-socorro odontológico por um cirurgião-dentista. Geralmente, em alguns hospitais ou clínicas de saúde odontológicas especializadas.

Pacientes com plano de saúde odontológico podem recorrer a central de atendimento 24 horas para receber as orientações e informações necessárias para ser atendido o quanto antes. As equipes de atendimento são preparadas para passar os nomes dos profissionais, telefones e endereços dos estabelecimentos especializados no atendimento de emergência odontológica.

Vale dizer que, de acordo com a Lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1.996, em seu artigo 6º, somente o cirurgião-dentista está apto par a prescrição e aplicação de medicação de urgência em casos onde a vida e a saúde do paciente podem ser comprometidas.

Saiba a diferença entre emergência e urgência odontológica

Embora sejam palavras parecidas, emergência e urgência em saúde remetem a situações diferentes. Especialmente, se estamos falando em Odontologia.

Como falamos anteriormente, a emergência remete à uma situação crítica ou, ainda, a um perigo iminente onde ocorre risco de vida. Já a urgência é uma situação que deve ser resolvida imediatamente, que não pode ser adiada, mas que não oferece risco iminente à vida.

Em odontologia, as urgências costumam ser as mais comuns. Elas são provocadas, sobretudo, em casos de doenças que afetam a polpa dos dentes e que causam uma dor aguda muito difícil de suportar. Para enfrentar o problema é necessário um diagnóstico ágil que indique o procedimento a ser realizado. As urgências, frequentemente, estão relacionadas a pacientes com quadros de ansiedade e desmaio, hipertensão, hipoglicemia e hemorragias.

Vale ressaltar que é cada vez mais comum a ocorrência de pacientes com diabetes, hipertensão, cardiopatias, asmas e, também, portadores de problemas hepáticos e renais. Estes pacientes podem sofrer consequências mais graves nas situações de emergência ou de urgência odontológica.

As cáries, por exemplo, se encaixam nos procedimentos de urgência quando não são acompanhadas por dor ou inflamação. Elas não precisam de atendimento imediato, mas devem ser tratadas rapidamente para evitar inflamações que podem levar a um canal no dente.

Ou seja, embora os casos de urgência odontológica não necessitem de atendimento imediato, você ainda deve entrar em contato com o consultório odontológico assim que você suspeitar de qualquer problema.

Faça a coisa certa

Confira a seguir o que deve ser feito em cada situação de emergência para não errar nos primeiros socorros.

Dentes fraturados

Dentes rachados ou fraturados devem ser enxaguados com água morna para limpar a região lesionada. Se apresentar inchaço, faça também uma compressa de água fria.

Caso ocorra a quebra de um dente, verifique se é possível ver um pedaço da polpa dentária, mas não toque na região. Lave a boca e limpe os pedaços de dente quebrados com água. Aplique uma gaze na região do sangramento até que ele pare e, se houver inchaço, você pode utilizar uma compressa de água fria para aliviá-lo.

Dor de dente

Em situações de dor de dente, o ideal é, primeiro, fazer bochechos com água morna, os quais podem ajudar a aliviar o desconforto. Se a dor vem acompanhada de inchaço, é recomendado fazer uma compressa de água fria na bochecha ou na boca.

Feito isso, é hora de ligar para o dentista para que ele possa prescrever o uso de anti-inflamatórios ou de analgésicos até que o paciente possa ser atendido. Não aja sem orientação de um profissional.

Sangramentos

Sangramentos que não são ocasionados por cortes necessitam passar por avaliação de um cirurgião-dentista. Se o sangramento for intenso, tente manter a cabeça elevada até receber o atendimento odontológico.

Identificada a presença de sangue ao escovar os dentes ou utilizar o fio dental, isso pode ser sinal de alguma doença ou inflamação na gengiva. No caso de sangramentos leves e esporádicos, pode ser indício de má higiene bucal. Ou seja, é hora de repensar a forma como se está cuidando da boca.

O que saber sobre dor de dente.

Objetos entre os dentes

Uma das sensações mais incômodas que tem é quando alguma coisa fica presa entre os dentes. Quanto mais juntos os dentes forem, mais incômodo causam.

Nestes casos, o melhor a fazer é tentar remover o objeto com um fio dental, tentado deslizá-lo delicadamente. Se não der certo, não tente usar nada pontiagudo, cortante ou perfurante. Procure um atendimento odontológico para realizar a remoção.

Entenda como funciona o fio dental de água.

Como utilizar o fio dental da maneira correta.

Perda de dente permanente

Caso ocorra uma lesão que leve à perda de um dos dentes, o tratamento de emergência é necessário. Enquanto você aguarda a consulta, tente encontrar o dente e limpe-o com água corrente, sem esfregá-lo e não toque na raiz.

Sendo assim, o dente pode ser reinserido na gengiva e recuperado, mas comente se o atendimento ocorrer em até 30 minutos após a queda. Caso não seja possível ser atendido nesse tempo, preserve o dente em um copo com leite fresco por até 6 horas.

Cortes na boca

Cortes na gengiva, língua ou lábios pedem compressa com água fria ou gelo para aliviar a dor e o inchaço. Caso o ferimento seja muito grande ou provoque sangramento abundante, procure o atendimento de emergência odontológica.

Um pequeno corte na língua pode provocar um sangramento intenso, mas, geralmente, o problema pode parecer pior do que realmente é. Portanto, limpe o local e aguarde algum tempo para observar o tamanho do corte e a presença de inchaço. Se a lesão for pequena, a cicatrização ocorrerá naturalmente, sem a necessidade de procurar o atendimento de emergência odontológica.

Você também vai gostar de ler