Dente siso: Tudo que você tem que saber sobre o dente do juízo

Tweezer holding old removed crack wisdom tooth in mouth isolated

02/07/2021 | Por: Odonto Busca Redação

O famoso dente do juízo, o siso recebe este nome, pois é o último a nascer, normalmente entre os 16 e os 20 anos de idade. Por isso, o apelido, dado porque é geralmente nessa faixa etária em que o jovem inicia seu processo de amadurecimento, o que marca a entrada do adolescente na vida adulta.

Na verdade, os sisos são os quatro últimos dentes da arcada dentária, chamados de terceiros molares. E estes dentes gostam de causar! Quando vão nascer, fazem questão de anunciar, causando incômodo e dor.

Às vezes, causam todo esse rebuliço e nem chegam a nascer, ficando escondidinhos dentro da gengiva. Em muitas situações, entretanto, têm que ser extraídos, pois é raro nascerem na posição correta. Ou seja, o dente siso pode ocasionar problemas. Sorte de quem não os tem!

Acredite, tem gente que não tem o dente siso. Algumas pessoas atribuem a ausência do siso à teoria da evolução de Charles Darwin. Ou seja, já que não são necessários, tendem a desaparecer. Mas há controvérsias, como em tudo que envolve o dente mais polêmico da boca.

Brincadeiras à parte, neste artigo você descobre todas as peculiaridades do dente do juízo, se pode entortar os outros dentes ou não, as suas indicações de extração, dentre outras informações.

Odontólogo, cadastre-se e garanta seu lugar entre os melhores profissionais do país. Seja visto mais vezes por clientes em potencial da sua região.

Paciente, crie a sua conta e tenha acesso a centenas de profissionais, em todas as regiões do país, para marcar a sua consulta com praticidade.

Acompanhe esse texto e fique por dentro de tudo sobre o dente siso.

  • Saiba mais sobre o dente siso
  • Por que algumas pessoas não têm o dente siso?
  • É sempre necessário extrair do dente siso?
  • O apinhamento pode ser ocasionado pela pressão do siso
  • A pericoronarite e o dente do juízo
  • A extração do dente siso
  • O siso incluso ou impactado

dente siso

Saiba mais sobre o dente siso

Nós já falamos um pouco sobre o siso na introdução deste texto. Mas vamos entende-lo melhor. Os terceiros molares, como são denominados os sisos, são os últimos a irromper na cavidade oral, posicionados ao final das arcadas superior e inferior.

Logo, todos os demais dentes já estão presentes na arcada dentária quando o dente siso dá “sinais de vida”. Quando é hora desse dente entrar em cena, ele apresenta uma série de sintomas.

Incômodo ao mastigar, inchaços e dor estão entre os sinais mais comuns de que o dente siso quer nascer. Além da dor localizada, alguns pacientes podem apresentar, ainda, inflamação e até mesmo infecção na gengiva recobrindo os dentes, o que é denominado de pericoronarite.

Dente siso do nascimento à extração.

Por que algumas pessoas não têm o dente siso?

Como falamos, nem todas as pessoas têm o dente siso. Muitos atribuem essa situação à Teoria da Evolução da Espécie, apresentada ao mundo pelo naturalista britânico Charles Darwin. Sendo assim, segundo a teoria, seria correto afirmar que algumas pessoas não têm os dentes sisos em decorrência da evolução da humanidade, já que não são mais necessários.

Uma vez, em um passado remoto, estes dentes eram fundamentais ao estilo de vida do ser humano na Terra. Entretanto, hoje, são elementos em desuso no corpo humano e não fazem falta. Portanto, a tendência é que no futuro ninguém tenha mais dente siso.

Apesar disso, alguns dentistas não atribuem o fato à teoria darwiana. Mas, o tem como uma ocorrência que se dá simplesmente porque algumas pessoas nascem sem o germe, ou seja, a base, que dá origem a esse dente. Simples assim.

É sempre necessário extrair o dente siso?

Esta é uma das dúvidas que chegam até os cirurgiões-dentistas, diariamente. A verdade é que, havendo espaço suficiente na arcada dentária para o dente se acomodar, não há necessidade da remoção.

Logo, a extração do siso somente é indicada quando não há espaço suficiente na boca, um a vez que é este o princípio da maioria dos problemas causados pelo dente siso.

Quando não há espaço suficiente para a sua acomodação, o terceiro molar pode acabar por provocar mudanças na cavidade oral, ao forçar movimentações indesejáveis. Daí você pode se perguntar: O dente siso pode entortar os outros dentes?

A resposta para esta questão é sim. Quando não há espaço para o dente siso, ao irromper na cavidade oral, ele poderá provocar dor e desalinhamento dos dentes vizinhos, trazendo bastante desconforto ao paciente. Entretanto, é mais difícil que ele entorte os dentes da frente, atuando mais enfaticamente nos dentes mais próximos.

Geralmente, as mudanças que ocorrem na parte frontal nesta fase da vida podem ter no crescimento da mandíbula a sua principal causa e, não, no nascimento dos dentes sisos em si.

Saiba quando a extração do siso é indicada.

O apinhamento pode ser ocasionado pela pressão do siso 

Ainda assim, alguns dentistas chamam a atenção para a compressão das arcadas, a qual pode levar ao agravamento do apinhamento, uma condição em que os dentes ficam sobrepostos, ou como se diz popularmente, “encavalados” uns com os outros.

Ou seja, o nascimento do dente siso não causa o apinhamento, contudo, pode agravar essa situação. O apinhamento é mais observado na região dos dentes anteriores inferiores.

Por fim, vale ressaltar que a influência do dente siso na arcada dentária, entortando outros dentes devido ao seu nascimento, não é um consenso entre os profissionais dentistas.

Alguns entendem que, sim, que pode ocorrer, enquanto uma outra corrente afirma não haver correlação entre o nascimento do siso e o desalinhamento da arcada dentária. Não falamos que o siso era polêmico?

A boa notícia é que, caso o paciente tenha algum dente desalinhado pelo impacto do nascimento dos sisos ele poderá retomar o sorriso alinhado e harmônico por meio de tratamento ortodôntico.

Dente siso entorta o dente?

A pericoronarite e o dente do juízo

Em algumas situações, o dente siso pode infeccionar a gengiva que o recobre. Esta inflamação do tecido gengival é chamada de pericoronarite. Inclusive, os terceiros molares inferiores são os dentes mais comumente afetados.

Sendo assim, para tratar a pericoronarite o dentista poderá prescrever medicações analgésicas para aliviar a dor e, ainda, bochechos antissépticos com clorexidina a 0,12%. Em casos mais severos, poderá ser feito uso de antibióticos ou até mesmo a extração dentária.

A extração do dente siso

Qualquer que seja o problema ocasionado pelo nascimento do siso, a melhor coisa a se fazer, é procurar um cirurgião-dentista. Este profissional avaliará a situação por meio de exames clínicos e radiológicos, aferindo com segurança o posicionamento dos dentes e, assim, podendo dar um parecer preciso sobre o que fazer.

Na maioria das vezes, a solução indicada é a extração dos sisos. Geralmente, porque a maior parte das pessoas não têm espaço na boca para acomodá-los. Somente em alguns poucos casos, pode-se manter os dentes sisos sem problema algum.

Frisando: Nos casos em que puderem se acomodar na boca sem causar prejuízo para os dentes vizinhos e nem incômodos para o paciente. Entretanto, há pessoas que apresentam complicações com o nascimento do siso, tais como problemas de oclusão, periodontais e cáries nos dentes próximos.

Além disso, podem ser observados, ainda, casos mais severos, como o surgimento de cistos, principalmente na maxila, que é a parte da face em que estão inseridos os dentes.

Sendo assim, a extração é indicada, mesmo que de forma preventiva. Algumas vezes, as pessoas relatam que mordem muito a bochecha na região dos sisos. Neste caso, a extração também é indicada.

dente siso

O siso incluso ou impactado

Quando o siso se desenvolve, mas não consegue erupcionar no tempo esperado, ele é chamado de siso incluso. Ou seja, ele está lá, existe, mas não pode ser visto porque está localizado dentro do osso e coberto pela gengiva.

Além do siso, outros dentes podem apresentar esta condição, como os pré-molares inferiores e os caninos superiores. Portanto, saiba quais os fatores que impossibilitam a erupção do dente siso:

  • Na maior parte das vezes, o siso se mantém incluso por conta da falta de espaço na arcada dentária.
  • Lembrando que ele é o último dente a se desenvolver e ainda fica localizado no último lugar da nossa cavidade bucal.
  • Outro fator que mantém estes dentes “escondidos” é seu posicionamento inadequado na arcada. Muitas vezes eles podem estar deitados ou tortos, o que impossibilita sua aparição.
  • Alguns especialistas ainda acreditam que questões hereditárias e traumas na infância também podem ter alguma relação com esta ausência de erupção.

Extrair ou não o dente siso incluso é uma decisão que deve ser tomada pelo paciente junto ao profissional dentista especializado. Pois, tudo vai depender da situação em que ele se encontra.

Algumas pessoas não apresentam qualquer tipo de sintoma ou incômodo, mesmo com o siso incluso. E, por isso, não veem a necessidade de passar por um procedimento cirúrgico.

Neste caso, os odontólogos recomendam que o paciente continue monitorando a situação com radiografias periódicas. O ideal é que sejam realizadas ao menos uma vez ao ano.

A exodontia de siso, ou seja, a sua extração, costuma ser recomendada de forma geral pelo fator preventivo. Mas ela pode ser contraindicada para pacientes com saúde comprometida, crianças ou idosos e em casos que podem causar danos aos nervos, outros dentes e à estrutura.

Mais:

Tudo que você precisa saber sobre o siso incluso.

Mau hálito: será que o siso tem culpa?

Você também vai gostar de ler